Agente de vetores da Saúde de Castilho salva criança da morte

Redação com Acácio Cruz -29/03/2023 18:09

 

Na semana em que uma professora rendeu um adolescente após um ataque a uma escola, que inclusive causou a morte de uma educadora veterana em SP., destacamos a ação heroica de uma agente de vetores da Saúde de Castilho, que salvou da morte uma bebê engasgada. O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira 29.

Enquanto realizada uma visita para orientar moradores sobre a aplicação do inseticida, na rua Belarmino França, Débora Rodrigues, 40 anos, deparou com a mãe a e avó desesperadas por conta da criança, de apenas 20 dias, engasgada.

“As duas vieram em direção à nossa equipe e entregaram a criança em meus braços e relatando os fatos. Rapidamente iniciei os primeiros socorros, mas a bebê não desengasgava e foi então que pedi socorro para um motorista que passava no local e nos conduziu até o hospital”, relatou a agente.

Segundo Débora, no trajeto ela manteve os primeiros socorros com percussão nas costas até que a criança voltou a respirar lentamente antes mesmo de chegar ao Hospital José fortuna.

No órgão de saúde foram recepcionados pelo médico Flávio Amorim e em seguida a enfermeira Simony, que realizaram atendimento especializado. “Por sinal uma assistência de qualidade e por isso mesmo parabenizo o hospital e seus funcionários”, destacou a agente.

 

A mãe da criança, na foto, e o pais, consideraram a ação um milagre de Deus

Débora também fez questão de agradecer ao motorista e os demais ocupantes do carro que ajudaram no socorro até o hospital. A criança ficou em observação, na companhia da mãe e do pai, que também compareceu ao hospital. Para ambos, o salvamento foi um milagre.

“Me senti grata a Deus por estar ali e poder ajudar essas pessoas”, comentou a agente, que conhece a família apenas de visitas para combate à dengue: a mãe da criança Vitória, e a avó Célia.

Concursada há 10 anos nesta profissão, Débora Rodrigues tem curso superior em Fisioterapia e a 15 dias foi submetida a um curso de reciclagem de primeiros socorros, disponibilizado pela prefeitura e ministrados pelos bombeiros.

A agente é esposa do ex-vereador Odair do Caminhão, mãe de Vinicius, 22 e Maisa, 14 anos.