Apenas 44% das crianças foram vacinadas contra a Poliomelite em Ilha Solteira

ilha de noticias -04/11/2020 17:24

Assim como em todo o estado, é a baixa a adesão à Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação em Ilha Solteira. Tanto, que ela foi prorrogada até o próximo dia 13.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em Ilha Solteira foram vacinadas cerca de 44% das crianças. Esse percentual é o maior do que o registrado no estado até agora, que é de apenas a 39,6%.

Em todo o estado, ainda precisam ser vacinadas 1,3 milhão de crianças de um a menores de 5 anos contra a doença. Em Ilha Solteira, cerca de 600 crianças ainda mão foram imunizadas.

O público alvo da campanha contra a poliomielite são crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

Já na campanha de multivacinação está sendo atualizada a carteira vacinal de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. No total, são oferecidos 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b - Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Em Ilha Solteira, as vacinas estão sendo aplicadas nas UBSFs do Bela Vista, Jardim Aeroporto, Norte e Sul, das 7h30 às 19h30.