Artista mantém projeto abstrato da Casa de Momentos e surpreende em Suzanápolis

Redação -02/01/2020 22:17

A Casa de Momentos é um projeto abstrato executado na propriedade privada do artista Antônio Carvalho dos Santos, o Nenzinho, figura carismática que sobrevive de bicos na pequena cidade de Suzanápolis, divisa com Pereira Barreto. O local é aberto à visitação e o anfitrião é ele mesmo.

O imóvel, localizado na rua Presidente Vargas, 437, é todo decorado com material reciclável e já se tornou a construção mais curiosa e mística do Município.

A ideia surgiu na adolescência e não tem prazo para terminar. Dia a dia Nenzinho vai acrescentando detalhes ao imóvel simples, que se tornou uma verdadeira obra de arte.

A visitação é franca, assim como as explanações do artista, mas uma simples contribuição espontânea é sempre bem-vinda. Pode ocorrer a qualquer hora, desde que o artista esteja no local.

“A ideia nasce repentinamente, uma cobrança da natureza à minha mente e vou executando gradativamente. Aqui tudo é criação própria, não tem nada extraído da internet ou outra fonte. A arte para mim é infinita e esse projeto não tem prazo para ser concluído. Surge uma imagem em minha cabeça vou lá e executo”, explica.

Garrafas e tampinhas, frascos de perfume e remédio, tampas de vaso sanitário, tubos de TV, aparelho de barbear, canos, latinhas, peças de geladeira e motos, capacetes, cacos de vidro, espelho, lâmpadas, enfim uma variedade de peças que ele recolhe no dia a dia.

Na concepção de Nenzinho não existe lixo no planeta, tudo se aproveita e se transforma. O que há verdade é um desrespeito humano para com a natureza, que aliás, é destaque em todos os cantos da casa onde o artista mora sozinho. O interior é ornamentado por diversas “árvores”.

A fauna também se destaca nas obras que decoram a Casa de Momentos, ponto de parada obrigatória aos visitantes em Suzanápolis. Colher de pedreiro, cimento, terra vermelha ou pó de milho, isopor derretido para moldes, são acessórios que o artista utiliza para acrescentar novas peças ao mosaico de cores.

Além de criar as artes inéditas e inusitadas, geralmente quando não está efetuando algum trabalho para se sustentar, Nenzinho contribui com o meio ambiente, reflorestamento área de reserva no Município onde as pessoas usavam para descartar carcaças de peixes e outros produtos. “Agora, se conscientizaram e estão ajudando a proteger o local”, afirma ele, uma espécie de professor Pardal da cidade.