Barreira sanitária e uso obrigatório de máscara começam a vigorar em Castilho

assessoria de imprensa -27/04/2020 15:50

Desde o início desta manhã de segunda-feira (27), carros, motos, caminhões, ônibus e quaisquer outros veículos que entrem em Castilho pela principal rota de acesso, estão sendo parados pela Barreira Sanitária instalada no Portal de Entrada da cidade.

A “blitz” preventiva, foi montada por determinação do Comitê de Combate e Enfrentamento ao COVID-19 do município, que aumentou as medidas protetivas para preservar o status negativo de contágio pela doença.

A finalidade da barreira anunciada desde a semana passada, é realizar uma “triagem” em todos aqueles que chegam ao município, conferindo se apresentam quaisquer sintomas gripais e febre, orientar sobre as regras vigentes no município (principalmente a obrigatoriedade de transitar por locais públicos e comércio utilizando máscaras protetoras) e transmitir outras orientações de cuidados pessoais.

“Pelo período que estamos em isolamento, graças a Deus não temos nenhum caso confirmado da doença aqui. Então vamos aumentar nossa prevenção e proteger nossa cidade de quem vem de fora”, explicou o presidente do Comitê, Sidnei Ferreira, em Nota divulgada neste último final de semana, ao anunciar a decisão tomada em conjunto com membros da Vigilância Sanitária e do Código de Postura do município.

COMO FUNCIONA

Chegando à barreira, os motoristas e demais ocupantes são questionados se tiveram algum sintoma recente parecido à COVID-19, ou se tiveram contato com alguma pessoa do referente caso.

Enquanto isso, outro membro da equipe anota a placa do veículo para o banco de dados, ao mesmo tempo em que outro grupo faz a aplicação de hipoclorito de sódio nos autos e motos. A meta é que a média de tempo em cada abordagem fique entre 30 a 45 segundos, evitando maiores transtornos ao trânsito.

A ação iniciada nesta manhã mobiliza servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Brigadistas e membros do Comitê, que permanecerão apostos na barreira das 7h às 19h. Além deles, funcionários da Via Rondom e das Polícias Rodoviária e Militar atenderam o pedido de apoio feito pela prefeita Fátima Nascimento desde a semana passada.

MÁSCARAS
Dos comércios liberados para funcionamento, o Comitê exigiu em Decreto, o uso obrigatório de máscara facial não apenas para o comerciante e funcionários, mas também para os clientes.

A medida entrou em vigor hoje (27) e também é aplicada à circulação por áreas públicas. Ou seja, sair de casa sem máscara facial, está proibido!

O comerciante que for flagrado atendendo cliente sem uso de proteção facial será penalizado com o fechamento do prédio e só poderá reabrir após fim do decreto. Para que isso possa ser cumprido, um comunicado oficial começou a ser amplamente divulgado desde a semana passada, utilizando carros de propaganda volante, redes sociais e notas divulgadas na imprensa local e regional.