Castilho faz balanço de número de atendimentos na Ala COVID-19

assessoria de imprensa -25/05/2020 18:38

Na semana que se completa um mês que a Prefeita Fátima Nascimento inaugurou a Ala COVID-19 no hospital castilhense, a Vigilância Epidemiológica faz um balanço completo. Inaugurado em 30 de abril, o Centro Municipal de Tratamento da COVID-19 tem como objetivo centralizar os atendimentos às pessoas que apresentarem sintomas gripais, reduzindo os riscos de propagação a outros agravos de saúde e visando uma assistência direcionada.

O atendimento é realizado cumprindo o protocolo do Ministério da Saúde (MS), obedecendo a conduta médica, quando também são orientados sobre as recomendações de isolamento e assinam o Termo de Declaração/Notificação de Isolamento. Nos pacientes internados é feito o exame PCR (naso e orofaringe) e naqueles em tratamento domiciliar o Teste Rápido, seguindo rigorosamente os critérios estabelecidos pelo MS. 

Essas notificações são encaminhadas diariamente a Vigilância Epidemiológica pelo Centro da COVID19, havendo uma comunicação em tempo real entre os dois órgãos. Os pacientes atendidos em outros municípios e estado também são informados a VE municipal para ser realizado o acompanhamento dos pacientes e comunicantes. 

O acompanhamento dos pacientes e comunicantes se dá através de contato telefônico e ou visita domiciliar, a cada 48 horas ou em intervalos menores se necessário, até o fim do período de isolamento. “Ressaltamos a importância do cumprimento do isolamento social obrigatório pelo paciente e pela família que reside no mesmo domicílio”, alerta a VE.  

Esses dados são informados semanalmente no Boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VE) onde são relacionados os casos notificados, em investigação, confirmados, descartados, os óbitos suspeitos e os confirmados. 

Até o presente momento foram atendidos 60 pacientes, destes 14 permaneceram internados no município e 04 em outros municípios. Foram realizados 20 exames de PCR-RT, 30 testes rápidos e 10 pacientes estão aguardando agendamento do teste rápido (dia adequado para a realização do teste).