Castilho: Prefeita Fátima garante antecipação do 13º salário aos servidores públicos

assessoria de imprensa -08/06/2020 20:21

Assim como nos três primeiros anos de seu mandato, a Prefeita Fátima Nascimento garantiu na tarde desta segunda-feira,08, que irá antecipar 50% do salário base referente a 1º Parcela do 13º salário de todos servidores públicos municipais.. O pagamento dessa primeira parcela deverá ocorrer já a partir do dia 18 de junho.

“Sei que tem muitas cidades do Brasil e até mesmo em nossa região com dificuldades de pagarem o salário comum dos servidores. E aqui em Castilho, graças ao controle financeiro que temos feito e todas economias possíveis, vamos antecipar parte do 13º salário num período de forte crise nacional”, considerou a Prefeita.

Com quadro de 890 funcionários públicos, entre efetivos, pensionistas e comissionados, a estimativa é que sejam injetados próximo de um milhão de reais no comércio local apenas com a metade desse 13º. Para Fátima Nascimento é um grande diferencial para o servidor que não contava com esse recurso agora e também para o comércio que enfrenta dificuldades devido a pandemia da Covid-19 e as baixas vendas. De acordo com a Lei Federal de 1965, o empregador tem até 20 de novembro para pagar a primeira parcela do 13º salário e a segunda em dezembro.  Tem direito a esse benefício todo servidor que trabalhou no mínimo 15 dias registrado em 2020. 

“É uma via de mão dupla. O funcionário me ajuda no dia a dia cumprindo com seus deveres para o desenvolvimento de nossa cidade e eu enquanto Prefeita do município me esforço ao máximo para garantir a ele todos os benefícios previstos em lei. Consegui fazer isso nos anos anteriores e manterei nesse último ano do atual mandato”, finalizou a Prefeita.

CONQUISTAS

Entre 2017 e 2020 foram concedidos aos funcionários 11,62% de reajuste salarial e aumento de R$ 140,00 no Vale Alimentação. Também foi instituído o PDV (Programa de Demissão Voluntária), gratificação aos motoristas do transporte escolar, auxílio transporte aos servidores que atuam nas escolas rurais, reajuste aos professores conforme o Piso Nacional, reajuste a todos agentes comunitários e de vetor também conforme o Piso Nacional, pagamento de vale alimentação para servidores afastados pelo INSS por doenças crônicas, gratificação aos brigadistas municipais, taxa de isenção para inscrição em concurso e processos seletivos e vários outros.