Chega a 10 número de mortos na Baixada Santista após temporal

g1 -03/03/2020 11:35

Dez pessoas morreram na madrugada desta terça-feira (3) na Baixada Santista por conta das chuvas que atingem a região. Segundo a Defesa Civil do Estado, são três mortes em São Vicente, seis em Guarujá, uma em Santos. Duas pessoas continuam desaparecidas e cerca de 200 estão desabrigadas em Guarujá, onde o prefeito Valter Suman decretou estado de emergência.

A região também registrou diferentes pontos de deslizamento de terra e alagamentos. A prefeitura de São Vicente decidiu decretar estado de calamidade pública.

eja onde ocorreram as mortes:

2 mortes na Rua Saturnino de Brito, no Parque Prainha, em São Vicente

1 morte na Rua Pêro Lopes de Souza, 66 - São Vicente

2 mortes na Rua Uruguai, no Jardim Centenário, em Guarujá

3 mortes no Morro do Macaco Molhado, em Guarujá

1 morte na Vila Baiana, em Guarujá

1 morte na Rua das Pedras, no bairro Caneleira, em Santos

O governador João Doria fez uma postagem nas redes sociais sobre as chuvas na Baixada Santista. "Minha solidariedade aos moradores da Baixada Santista que sofrem com as fortes chuvas desde ontem. Lamentavelmente, até o momento, há 9 mortos confirmados. Temos 1 herói do Corpo de Bombeiros entre as vítimas. A Defesa Civil, Bombeiros e PM estão dando suporte às prefeituras". 

Defesa Civil

O Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Walter Nyakas Junior, está na região para se reunir com prefeitos e avaliar as primeiras necessidades.

Dados do Núcleo de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil do Estado indicam que o acumulado nas últimas 12 horas de chuvas no Guarujá foi de 282 mm, em Santos de 218 mm, em Praia Grande 170 mm, São Vicente 169 mm e Mongaguá 160 mm, Cubatão 132 mm e Itanhaém e Bertioga o acumulado foi de 110 mm.

A previsão para toda a terça-feira é de chuva moderada a forte em todo o litoral São Paulo, isso inclui toda a região da Baixada Santista devido a formação de uma área de baixa pressão no litoral de São Paulo e a circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera.

A CPFL Piratininga informou que registra interrupções pontuais de energia nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão na manhã desta terça-feira (3) em razão das chuvas na região da Baixada Santista. As equipes estão em campo para a manutenção da rede e a previsão é de que o restabelecimento total dos clientes afetados aconteça até o final da manhã desta terça-feira.