Comunidade de Guaraçai lança campanha por volta da arara capturada “injustamente”

Redação c/ Guaraçai Online redes sociais -20/04/2022 18:27

Querida por muitos, a arara canindé Lalão tinha uma vida nada silvestre, se alimentava na casa das pessoas e vivia a brincar com crianças em escolas e o que mais se via eram fotos dela nos braços das pessoas pelas ruas afora. Mas nesta última terça feira (19) sua vida cheia de regalias tomou um destino novo.


Capturada pelo setor de Zoonoses da Prefeitura, alegando que Lalão estaria pondo em risco a integridade de crianças, a Polícia Ambiental de Castilho foi acionada e encaminhou a ave para a natureza.

Lalão foi levada ao Centro de Conservação da Fauna Silvestre de Ilha Solteira, aos cuidados do dr Lúcio, que fará a avaliação do animal e promoverá sua adaptação ao habitat natural.

Questionado sobre a possibilidade de retorno da ave a Guaraçaí, o sargento ambiental Macedo disse ser pouco provável, já que os animais silvestres são soltos em locais onde seu convívio natural com o meio ambiente seja preservado.


CAMPANHA PELA VOLTA DA AVE

A verdade é que a captura de Lalão mobilizou a comunidade, que até lançou uma campanha na internet pedindo a sua volta. “Todos querendo Lalão de volta, uma arara muito doce, amiga de todos e muitos tiveram privilégio de tirar fotos e fazer vídeos, como dentista, fisioterapeuta, inspetora de escola, entre outros amigos. Estamos aguardando uma providência de alguma autoridade. Se possível prefeito Airton Jose Gomes ou algum órgão de imprensa”, postou uma munícipe.

Outra postagem afirma que a “cidade clama pela volta da arara”. Trata-se de filhote que caiu do ninho e foi adotado por toda uma cidade. Essa é a história de Lalão, uma arara que se tornou mascote de Guaraçaí”.


Ainda de acordo com a divulgação, “moradores construíram casinhas para que ele pudesse se alimentar, varais para receber a visita da mascote, que sempre foi muito atenciosa com todos”.

“Lalão vive solta, mas se acostumou aos moradores da cidade. Só que na tarde terça-feira (19), uma denúncia tirou a mascote de circulação. A Polícia Ambiental a recolheu e a levou para Ilha Solteira”.

Conforme moradores inconformados com o desfecho da história, “Lalão foi injustamente acusada de agredir crianças e por isso retirada do convívio da cidade que o adotou por mais de três anos. Ela nunca agrediu ninguém, é mansa e muito sociável. Lalão pertence a Guaraçaí e vamos lutar por ela", escreve um morador.

Um grupo de Whatsapp foi criado para dar voz ao desejo da maioria da população de Guaraçaí que anseia pela volta da sua mascote, a arara Lalão. #volta lalão”