Editorial: EMPREENDIMENTOS EM CASTILHO – GESTÃO FATIMA NASCIMENTO

Antonio Crispim -23/07/2020 13:53

O município de Castilho está recebendo vários empreendimentos, que deverão gerar centenas de empregos, movimentando a economia local e reforçando os cofres públicos.  O bom momento, em contraponto à pandemia, enche de entusiasmo a prefeita Fátima Nascimento (DEM). Se o município vive um boom na atração de investimentos, o mérito, em grande parte, é da administração municipal e também da posição privilegiada da cidade com inegável vocação turística.




De acordo com matéria publicada no último domingo (Castilho ignora crise e planeja geração de centenas de empregos a curto prazo), o município está recebendo um resort, uma usina fotovoltaica, um hipermercado e várias outras empresas de menor porte. O resort, com inauguração para dezembro próximo, deve empregar 180 pessoas. Para construí-lo, os empreendedores já dão emprego a 50 operários.



 

Passada a pandemia, o turismo deverá ter novo incremento e para atender à demanda e os municípios que estiverem preparados estão em vantagem. Se os empreendedores escolheram Castilho, inclusive se propondo a colaborar com a estruturação da prainha municipal, é porque viram na cidade o potencial turístico, o que é real.

 


A usina fotovoltaica se soma ao empreendimento turístico, afinal é uma fonte de energia limpa e que não altera o meio ambiente. A novidade proporcionará grande economia de energia elétrica usada nos prédios públicos, que hoje, em valores, gira em torno de R$ 135 mil/mês segundo a prefeita. É também, além dos empregos, outro grande negócio, pois a administração municipal poderá aplicar a economia em serviços para a população.


 

Quanto ao hipermercado, é vantajoso não só para Castilho, que será beneficiada com empregos e impostos, mas também aos consumidores de municípios vizinhos, sempre em busca de novidades. É importante destacar que o comércio é uma atividade econômica que se destaca na região, e também a que mais emprega.

 

As conquistas de Castilho colaboram para o fortalecimento da economia regional, com reflexos no combate ao desemprego e na arrecadação de impostos. O sucesso destes empreendimentos poderá atrair outros para a cidade e até para a região.


Cabe à população castilhense prestigiar tais empresas e divulgá-las positivamente. A administração municipal, por seu lado, deve dar toda a atenção para que os investimentos se multipliquem.