Empresários do setor de academias elaboram manifesto para apoiar flexibilização em Andradina

editora interior -18/05/2020 13:05

Sem poder reabrir as portas de seus empreendimentos, empresários do setor das academias de ginásticas resolveram se unir para pedir a abertura do setor. Em um manifesto que foi enviado à prefeita de Andradina Tamiko Inoue, o grupo manifesta seu apoio para que a atividade seja retomada no município.      

Eles estão impedidos de trabalhar desse o início da pandemia do novo coronavírus. Na semana em manifestação, o Governo do Estado deixou claro que irá manter as academias fechadas por mais um período.  

Ainda na semana passada um decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro no Diário Oficial da União, incluiu academias, salões de beleza e barbearias na lista de serviços essenciais podendo ser flexibilizadas.

Com as academias fechadas donos de estabelecimentos do setor estão preocupados com a demissão de funcionários, fechamentos de empresas e com a saúde da população.

Competência

Segundo o Supremo Tribunal Federal, em julgamento realizado no último dia 15 de abril, a flexibilização é de competência dos municípios e estados. Um dos principais argumentos do manifesto é que já se passaram mais de 50 dias de quarentena no Estado de São Paulo, e Andradina teria um baixo número de contaminação do vírus, com apenas 30 casos confirmados.

Manifesto

Ontem (17) um grupo de empresários se reuniu para fazer um manifesto de apoio à prefeita, com o objetivo de “empoderar” a atitude de flexibilizar a atividade no município. Em contato prévio, a prefeita estaria inclinada a editar um decreto municipal para a flexibilização para o funcionamento das academias.

Em várias cidades onde a flexibilização foi decretada, os prefeitos tiveram que voltar atrás por interferência do Ministério Público. O manifesto, assinado por 19 empresários do setor, pretende dar respaldo a decisão de abrir.

" manifestamos nossa imensa preocupação com a COVID-19, o que nos torna conscientes dos cuidados que se exigem ter nesse momento em nosso país, estado e município. Mas, ressaltamos que além do cuidado com a saúde dos nossos alunos, também é de extrema preocupação as condições econômicas dos profissionais que trabalham conosco, proprietários de academias, e o nosso próprio sustento e manutenção e sobrevivência das nossas empresas", destaca o documento.

No documento, os empresários destacam atitudes que deverão ser cumpridas para evitar a disseminação da doença em seus ambientes. Eles ressaltam que a atividade física traz benefícios significativos para a saúde e contribui para o aumento da imunidade corporal, fator de relevância para a prevenção ao contágio de doenças transmissíveis.

Confira a íntegra do Manifesto

MANIFESTO DE APOIO À ABERTURA DE ACADEMIAS

EXMA. PREFEITA MUNICIPAL DE ANDRADINA SRTA. TAMIKO INOUE

Excelentíssima Prefeita,

Considerando vossas atribuições conferidas por lei e, em especial o art.64, inciso IX, da Lei Orgânica do Município de Andradina;

Considerando a competência concorrente confirmada pelo Supremo Tribunal Federal na ADI 6341 em julgamento realizado na data de 15/04/2020

Considerando que já se passaram 56 dias de quarentena no Estado de São Paulo, desde o Decreto 64.881 de 22 de março de 2020, por conta da pandemia do COVID-19 (Novo  Coronavírus);

Considerando o baixo número de contaminação do vírus no município de Andradina, de acordo com boletim da última sexta-feira (15/05), apenas 30 casos confirmados;

Considerando que as academias estão fechadas desde o período citado acima e que diversos profissionais – professores, atendentes, auxiliares de limpeza, tiveram seus contratos suspensos ou recindidos;

Considerando que a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) em seu boletim (anexo) datado de 17 de março de 2020, declara que:

• Face à pandemia do COVID-19, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, e devido à quantidade crescente de informações desencontradas sobre questões relacionadas à possibilidade da prática de exercícios físicos pela população, neste momento, vimos esclarecer alguns pontos relevantes:

• A prática regular de exercícios físicos está associada a uma melhora da função imunológica em seres humanos, otimizando as defesas do organismo diante de agentes infecciosos.

• Pessoas ativas fisicamente têm menor chance de apresentar diversas doenças, como diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares, patologias crônico-degenerativas que levam seus portadores a serem considerados de maior risco para a infecção pelo coronavírus.

• Além de seu papel preventivo, o exercício físico também é uma importante ferramenta no tratamento e controle destas citadas doenças, pois pacientes descompensados são ainda mais suscetíveis às complicações e agravamentos da infecção pelo COVID-19.

 • Isso é importante, principalmente, nos idosos, comprovadamente bastante vulneráveis a esta pandemia, além de serem uma população com maior probabilidade de portarem as mencionadas patologias, tornando-os um grupo de risco merecedor de atenção especial.

• Portanto, pessoas ativas, especialmente os idosos, devem ser incentivados a tentar manter seus exercícios físicos, mesmo que sejam necessárias algumas adaptações quanto a locais de prática ou contatos pessoais, procurando sempre prestar atenção às orientações dos órgãos oficiais de saúde.

Considerando o Decreto Federal 10.344 de 08 de maio de 2020 que altera o Decreto Federal 10.282 de 20 de março de 2020 em seu art. 3º, inciso LVII, e acrescenta à lista de serviços públicos e atividades essenciais: academias de esporte de todas as modalidades, obedecidas as determinações do Ministério da Saúde;

Considerando que, segundo o Ministério da Saúde por meio do Boletim Epidemiológico nº 07, de 06 de abril de 2020, há possibilidade de manutenção das atividades com medidas restritivas relacionadas à segurança sanitária e proteção aos grupos de risco;

Considerando, que obtivemos a informação de que está sendo planejado a publicação de

DECRETO para a abertura das Academias de Andradina;

É que vimos diante de Vossa Excelência MANIFESTAR nosso APOIO E AGRADECIMENTO ANTECIPADO para garantir o retorno das atividades das Academias de Andradina.

Além das considerações relacionadas acima, manifestamos nossa imensa preocupação com a COVID-19, o que nos torna conscientes dos cuidados que se exigem ter nesse momento em nosso país, estado e município. Mas, ressaltamos que além do cuidado com a saúde dos nossos alunos, também é de extrema preocupação as condições econômicas dos profissionais que trabalham conosco, proprietários de academias, e o nosso próprio sustento e manutenção e sobrevivência das nossas empresas.

Para tanto, apresentamos a seguir um anexo, com uma proposta inicial, que  pode ser melhor debatida e aprofundada com a administração pública, para que ocorra essa flexibilização e reabertura das Academias.

Também, afim de melhor compreensão por parte de autoridades judiciárias, Ministério Público e do próprio Governo do Estado, sugerimos que nossas considerações iniciais sejam acrescentadas ao DECRETO municipal.


Andradina, 17 de maio de 2020.

Assinam este MANIFESTO DE APOIO as seguintes academias de Andradina:

ANTONIO CARLOS LIMA MARINHO

ACADEMIA ESPAÇO VITAL BIANCA BRUNA ALVES SBIZERO

PRIME FITNESS ANDRADINA

CARLOS ALBERTO ALVES ACADEMIA ACQUA E CIA    

EDERSON DEODATO ACADEMIA POWER UP

FERNANDO DE  SOUZA ACADEMIA PERSONALITE FITNESS      

GABRIELA ALVES FIGUEIRA GLOW ACADEMIA

GISLAINE AMORIM DE SOUZA PINTO GISLAINE STUDIO   

KLEBERSON BATISTA DOS SANTOS STUDIO LIFE PERSONAL TRAINER

LEONARDO HENRIQUE SARANTI DA COSTA VILA FITNESS ANDRA 

LUCAS MAINARDI ACADEMIA HIPER FITNESS

LUCIANA SATIE DEHIRA MAZETTO CLINICA EQUILIBRIUM

LUIZ CARLOS PEDROSA JUNIOR ACADEMIA SHOBUKAN

PAULO CESAR BRITO

ÁPICE STUDIO PERSONAL TRAINER

RAFAEL CALDAS CASSIANO TOP FITNESS

RODRIGO BASILIO DA SILVA REBORN DANCE STUDIO       

RAMON BRESLAU IRON GYM

SUELI SBIZERA MARTINEZ BEM ESTAR ACADEMIA    

THIAGO AUGUSTO MINARI SBIZERO ÁGUA AZUL NATAÇÃO E HIDROGINÁSTICA

TATIANA E RAFAEL ZULIAN ELITE ACADEMIA