Ilha ganha “Casa da Juventude”, com foco em qualificação e empreendedorismo

ilha de noticias -19/05/2021 14:54

Ilha Solteira é uma das quarenta cidades do Estado de São Paulo contempladas com a “Casa da Juventude”, um espaço multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. O projeto foi lançado esta semana pelo Governo do Estado e contou com a participação do prefeito Otávio Gomes.

A “Casa da Juventude” terá ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil. “Será um espaço para difusão cultural, mas também de formação profissional, para aprendizado e aperfeiçoamento dos jovens”, disse o prefeito Otávio Gomes.

O Governo do Estado está liberando R$ 500 mil para a construção da Casa da Juventude. Em contrapartida, o Município oferece a área. “A Casa da Juventude, à princípio, será construída na área verde localizada em frente à Igreja Católica. É um local centralizado de fácil acesso aos jovens”, explicou Gomes.

O projeto vai ajudar jovens na busca por oportunidades de emprego e renda com ações voltadas para a qualificação profissional, economia criativa, empreendedorismo e convivência. Além de cursos, a Casa da Juventude incentivará o coworking com área projetada especificamente para o trabalho colaborativo, garantindo que os jovens possam desenvolver projetos empresariais em diversos setores.

Para a qualificação profissional, o Estado vai oferecer as modalidades Expresso e Estágio do Novotec, com cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, além de um ambiente para desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis e startups. As Casas da Juventude também serão unidades acadêmicas e operacionais para atividades presenciais de cursos oferecidos pela Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

A Casa da Juventude também vai apresentar aos participantes um conjunto de negócios baseados em capital cultural e criatividade empreendedora. O objetivo é oferecer formação em economia criativa e práticas de transformação digital, além de oferecer cursos com metodologia apropriada para o ensino de robótica, tecnologias da informação e tecnologias aplicadas a design, animação e games, entre outros.