Ilha Solteira: Araras já procriam em ninhos artificiais instalados na Câmara

ilha de noticias -28/09/2020 13:54

Na manhã deste último sábado (25), funcionários do legislativo conseguiram filmar pelo menos um filhote em um dos ninhos existentes no local (são três). É a primeira vez que uma ave procria nas estruturas montadas na Câmara.

Os ninhos, na verdade três estruturas de madeira, foram instalados em janeiro e são semelhantes aos existentes na cidade de Santa Fé do Sul, onde um programa vem expandido a procriação, com segurança, das araras. Eles foram instalados nas palmeiras que existem no local.

De acordo com a Câmara, além de garantir um ambiente seguro para as araras, a iniciativa também tem o objetivo de proteger as palmeiras, já que as aves acabam cortando as folhas, o que pode matar a árvore.


Filhotes

Depois de incubados por cerca de um mês (entre 24 e 26 dias), os filhotes nascem implumes, cegos e indefesos, e são alimentados por ambos os pais com frutas e sementes regurgitadas, permanecendo no ninho por três meses. Mesmo depois de aprenderem a voar as crias permanecem com os pais por até um ano inteiro, e atingem a maturidade sexual somente depois de três ou quatro anos

Araras – É grande a quantidade de araras que circulam na região entre a Câmara e o zoológico, principalmente devido ao número de palmeiras existentes no trecho.

A espécie mais comum vista na região é a Canindé, que mede cerca de oitenta centímetros e chama atenção pelas cores das penas: azul e amarelo. É considerada ameaçada no estado de São Paulo.