Juíza derruba Decreto e comércio volta abrir as portas em Nova Independência

urubupunganews -02/04/2021 15:42

A juíza Debora Tiburcio Viana, da Comarca de Andradina, acatou pedido de comerciante Sergio Marcos dos Santos, do Mercado 2 Irmãos. e derrubou por liminar o decreto 22/2021 imposto pelo prefeito Fernando Santana. Desde a última quinta-feira,01, a cidade estava sob lockdown com todos comércios fechados, inclusive mercados e açougues considerados essenciais. Tal medida teria validade até dia 05 de abril.

Para a juíza, a decisão do Prefeito extrapola a competência suplementar atribuída na Constituição Federal. "A suspensão de atividades essenciais descrita nos estritos termos do Decreto estadual traria maiores prejuízos à população ante o desabastecimento de gêneros alimentícios, essenciais para a população", considerou a Magistrada.

A juíza também proibiu que a Prefeitura pudesse conceder qualquer tipo de multa ou punição ao mercado por desempenhar suas atividades econômicas:

"Isto posto, DEFIRO a liminar para, nos termos da inicial, AUTORIZAR a COMERCIALIZAÇÃO DO PRODUTO SUPERMERCADISTA da impetrante e, em consequência, suspendo os efeitos do Decreto Municipal nº 22/2021, assegurando ao impetrante o exercício de suas atividades, devendo a autoridade coatora se abster de aplicar qualquer sanção decorrente do referido Decreto Municipal", finalizou.