Poucos minutos de chuva causam transtornos aos moradores de Três Lagoas

atualizams.net.br -10/02/2020 16:44

Bastaram poucos minutos de chuva nesta segunda-feira (10/2) para que a população de Três Lagoas sofresse bastante com as enchentes nas principais ruas, avenidas e no único cartão postal da cidade: a Lagoa Maior.


Muitos moradores temem que a situação fique ainda pior nos próximos dias. Isso porque, segundo a previsão do tempo, deve continuar chovendo ao longo desta semana.


Os bairros Vila Alegre, Paranapungá, Violetas, Chácara Imperial, Vila Verde e Jardim Dourados são, tradicionalmente, os mais prejudicados pela forte enxurrada das chuvas. A rua Antônio Estevam Leal, por exemplo, virou praticamente um rio depois da chuva deste início de semana. Alguns moradores já falam em se mudar destes locais para evitar transtornos.


Porém, desta vez, não ficou apenas nisso. Avenidas importantes como Aldair Rosa de Oliveira (circular da Lagoa Maior) e Rosário Congro, além das ruas centrais como João Silva, João Carrato e muitas outras ficaram totalmente alagadas por vários minutos, impossibilitando a passagem de carros e pedestres.


O acúmulo rápido de água é favorecido pelas características geográficas da cidade, predominantemente plana. Porém, a falta de obras de escoamento facilita as enchentes.


Além disso, o crescimento urbano sem planejamento resulta na repetição deste grave problema, que já dura décadas.

O município já divulgou que para resolver o problema terá que investir em obras de macrodrenagem orçadas em pelo menos R$ 250 milhões que não existem nos cofres.