Raio mata a palmeira-imperial mais alta de Andradina

Redação -14/04/2020 16:03

Um raio durante um temporal na última semana de março matou a palmeira-imperial mais alta existente em Andradina, em torno de 30 metros de altitude ou mais. A espécie, no quintal de uma residência na Rua Floriano Peixoto, próximo da Humberto de Campos, secou ao ser atingida pelo fenômeno da natureza.

Além da árvore, o raio atingiu a fiação elétrica e acessórios de um poste de energia nas imediações, provocou falta de energia e danificou eletrodomésticos de ao menos quatro imóveis nas imediações. As informações foram repassadas por um morador do local.

Entre eles o da proprietária onde a palmeira está plantada, Marlene Moura. Infelizmente a reportagem não conseguiu contato com a moradora numa visita realizada nesta segunda-feira.

A verdade é que a palmeira era um dos destaques naquela região da cidade e de longe chamava a atenção de todos pela imponência.

Informações extra-oficiais dão conta de que a espécie foi cultivada pelo falecido comerciante José Lopes de Oliveira, o Zé Guaporé.  

ESPÉCIE

A palmeira-imperial é uma espécie de palmeira monóica, solitária e imponente, muito robusta e de grande porte, que alcança entre 30 e 40 metros de altura. A inflorescência surge na base do palmito, na primavera, em cachos longos, de até 1,5 metros de comprimento, com flores masculinas e femininas, de cor branca