Repórter do Impacto Online cria a página pública ´Memórias de Andradina'

Redação -18/07/2020 13:51

“Memórias de Andradina”. Essa é a mais recente página criada no Facebook pelo repórter fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira, do Jornal Impacto Online e do Projeto Impacto Verde Recuperando e Humanizando Espaços Urbanos, objetivando agregar valores históricos, culturais e emocionais.

A memória é algo que marca um acontecimento. A importância que ela tem para uma sociedade é uma forma, um meio de reviver tal acontecimento, pois através da memória somos capazes de buscar situações já vivenciadas.

“Neste aspecto convido a você, andradinense nato ou não, residente aqui na “Terra do Rei do Gado” ou em qualquer lugar do planeta, a interagir conosco nessa aventura ao passado. Essa página é pra você contar fatos e publicar fotos que marcaram época, seja na esfera política, cultural, no seio familiar, um evento inesquecível, afinal, alguém sempre tem algo para contar”, orienta o repórter.

“Todo caminho tem uma história, todo lugar tem uma memória. Por menor que seja um percurso que fazemos na cidade, ele com certeza terá algo pra nos contar. A arquitetura e o desenho das nossas cidades sempre têm um contexto político, histórico e social, um cenário em que foi construído”, acrescenta.

Ainda segundo o repórter “a memória é construída e se transforma de acordo com os interesses de quem tem poder de transformá-la. Assim, se dá importância a certos lugares e se apaga a história de outros. E assim, a gente permanece achando que conhece os lugares quando há ainda muita história a ser ouvida.”

“Afinal, de quem é a história que nos contam e que contamos? O que será que realmente aconteceu aqui ou ali? Será que a gente realmente conhece os lugares da nossa cidade? Eles podem nos dizer muito sobre o que se passou e sobre o que estamos construindo, mas qual lado estamos vendo e ouvindo?”