Saúde Mental realiza homenagem às mulheres em Andradina

assessor de imprensa -06/03/2020 21:23

Como forma de integração social e um atendimento mais humanizado o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps I) Saúde Mental, da Secretaria de Saúde e Higiene Pública do Governo de Andradina, realizou nesta quinta-feira (05), um café da manhã em homenagem as mulheres.

No próximo domingo (08) será comemorado o Dia Internacional das Mulheres e o encontro com o grupo de reflexão que acontece todas quintas. “É um grupo para quem queira participar, e também auxiliamos no acolhimento de quem aguarda atendimento”, comenta a coordenadora do CAPS I, Maria José dos Santos, a Zezé.

Zezé explica que é momento de reflexão sobre dos direitos e o empoderamento das mulheres. “Além de ser um momento de integração, também é de reflexão”.

O CAPS conta com uma equipe multidisciplinar composta por uma psiquiatra, um clínico geral, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, e equipe interna.

Rede de Atenção Psicossocial - Instituída pela Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, a RAPS tem como base os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), e trabalha com um modelo de atenção em saúde mental a partir do acesso, da promoção de direitos das pessoas baseados na convivência dentro da sociedade.

A Rede ainda tem como objetivo articular ações e serviços de saúde em diferentes níveis de complexidade ampliando o acesso da população à atenção psicossocial através do acolhimento, acompanhamento contínuo e atenção às urgências e emergências, de forma a promover vínculos e garantir os direitos das pessoas que precisam de tratamento.

O CAPS I de Andradina trabalham para valorização e reinserção social dos pacientes, através do trabalho, lazer, exercício dos direitos e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.