Sem faixas, rotatórias da Rondon com Av. Guanabara deixam pedestres vulneráveis

moises eustaquio -16/07/2020 21:08

Não bastasse dividir a cidade com uma muralha erguida quando da duplicação da Rodovia Marechal Rondon, deixar de executar a limpeza nas marginais tomadas pelo mato na grande maioria do ano, os órgãos responsáveis são omissos em relação ao cumprimento do papel de assegurar a integridade da população, especialmente no acesso aos bairros pela Avenida Guanabara.



Sem faixa para pedestres, diuturnamente moradores da vila Messias e Parque São Gabriel, entre outras localidades, trabalhadores, desportistas e usuários do passeio público se arriscam naquele trecho urbano, uma verdadeira zona de perigo que expõe principalmente as pessoas mais idosas e mães com crianças. Cadeirantes então, nem se fala!

E a tendência é que o trânsito aumente com a chegada do Parque Acqualinda e outros empreendimentos previstos às margens do prolongamento da avenida.  


É preciso uma medida efetiva ao cumprimento do papel de facilitar o acesso e, segundo um assessor municipal, cabe à concessionária da Rondon essa obrigação. Recentemente, a prefeitura pintou as guias, mas não existe uma faixa sequer para dar segurança aos pedestres e o risco aumenta nas horas de pico do trânsito veicular.

Sob o viaduto duas calçadas desconexas que levam nada a lugar nenhum, verdadeira armadilha aos usuários que ficam como “cegos em tiroteio”. Atravessar ali exige muito cuidado e olhar atento para todos os lados. Afinal, estamos falando do principal acesso ao município.

A reportagem do Impacto Online usou drone para registrar a ausência dos dispositivos de segurança, itens fundamentais numa área urbana e, principalmente de intenso movimento.

Como o próprio nome diz, faixas de segurança, são sinalizações fundamentais para garantir que o pedestre atravesse a rua em segurança. Deveriam servir como “ilhas” de proteção ao lado mais frágil do trânsito. 


CONJUNTO DE REGRAS

Trânsito é o conjunto de deslocamentos diários de pessoas pelas calçadas ou passeios e pistas de rolamentos; é a movimentação geral de pedestres e de diferentes tipos de condutores. O trânsito ocorre em espaço público e reflete o movimento de múltiplos interesses, atendendo as necessidades de trabalho, saúde, lazer e outras coisas, muitas vezes conflitantes.

Para garantir o equilíbrio entre esses interesses coletivos é que se estabelecem acordos sociais, sob formas de regras, normas e sinais, que sistematizados formam as leis. Compreender as leis de trânsito e respeitá-las garante a proteção da vida, que é nosso bem maior.


A preocupação com a qualidade de vida e a segurança está presente quando se fixam regras de comportamento especialmente no trânsito, onde ocorrem situações de risco que precisam ser conhecidas e gerenciadas por todos. A convivência entre as pessoas utilizando espaços públicos, envolve valores como responsabilidade e solidariedade.