Thermas Acqualinda abre caminho para tornar Andradina Distrito Turístico

Redação fotos moises eustaquio -12/10/2021 16:39

Uma nova previsão lançada para a inauguração da primeira fase do Thermas e Resort Acqualinda em Andradina, no dia 21 de dezembro, data da abertura do verão brasileiro. E com o empreendimento surge a expectativa do município se tornar o Distrito Turístico. Será um dos maiores parques aquáticos das Américas e com a maior montanha russa aquática do mundo totalizando 380 metros de comprimento.


O Distrito Turístico é uma nova modalidade lançada pelo Governo do Estado para beneficiários cidades com esse perfil através de Decreto, que dispensa processo de Município de Interesse Turístico ou Estância Turística.

“Com a criação do Distrito Turístico vamos viver outra história, porque esse impulsionamento vai gerar intensa transformação em Andradina e na regional”, explica o prefeito e empreendedor do projeto Mário Celso Lopes.


“A diferença do turismo para outras indústrias, gira em torno do que é produzido no local é consumido no local, uma transformação exponencial. A indústria do turismo tem a maior democracia do mundo e distribuição de renda porque todos se beneficiam. Por isso, precisamos ter essa cultura da cidade limpa, bonita, muros pintados e iluminação de qualidade ”, enfatiza o investidor.

Mário Celso revelou que em recente encontro com o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, abordou sobre o empreendimento e aproveitou para solicitar o Decreto de Distrito Turístico para Andradina. “Já estamos adotando os procedimentos para criação a partir do ano que vem, conquista que parecia tão distante e difícil, mas que está se tornando realidade”, adiantou o prefeito.



O município de Olímpia, que inaugurou o maior resort multipropriedade do Brasil, com mais de mil unidades habitacionais, foi oficializado como o primeiro Distrito Turístico do Estado de São Paulo.

PERFIL PARA OBTER O DECRETO

Para essa conquista, é necessário comprovar o fluxo turístico e potencial de expansão, aestar atributos naturais, histórica, presença de complexo de lazer, de parques temáticos ou orlas marítimas. “O governo de SP assume como política pública o desafio de apostar no desenvolvimento turístico como motor da economia”, afirma Lummertz.

Em outras palavras, palavras como palavras dos distritos serão áreas de fomento ao setor, com alto impacto na oferta de empregos e sem fluxo de turistas. “É uma grande conquista avançar com uma legislação que vai beneficiário o turismo em todo o estado”, afirmou.

Ao se tornarem distritos turísticos, os locais precisem de condições especiais para atrair investimentos privados, fomentar o empreendedorismo e potencializar a vocação turística da região. Os distritos podem ter área menor do que um município ou avançar por regiões vizinhas .


Mário Celso debateu projeto de cicloturismo no recinto da Câmara, neste ano

IMPORTÂNCIA DO TURISMO

Como sendo uma atividade econômica cada vez mais necessária, a importância do turismo reside, em parte, na receita gerada por esse setor para as economias nacionais e locais. A indústria do turismo, como é chamada, abarca diversos serviços, como transporte, hotelaria e alimentação, responsável por um grande contingente de mão de obra.

Além disso, o setor movimenta indiretamente outras áreas, como o comércio formal e informal e diversas atividades dos circuitos locais da economia, gerando emprego e renda.

Espacialmente falando, a recepção de visitantes requerida e sua manutenção periódica, gerando benefícios em médio e longo prazo para a estrutura do local propriamente dita bem como o melhoramento da rede de transportes, de energia elétrica, de comunicação, além da conservação de sítios históricos , monumentos, praças e locais de grande circulação de pessoas. As melhorias podem ser sentidas também pelas populações que vivem em áreas turísticas e fazem uso de tais serviços diários.