Família Yamahira completa 100 anos em Andradina desde a chegada do Japão

moises eustaquio -04/09/2020 22:17

A história de pioneirismo da Família Yamahira divulgada na rede social pelo ex-vereador, promotor de shows e perito em licitações Luiz Yamahira, rendeu muita curiosidade e elogios nesta sexta-feira 4, a ponto de chamar a atenção da reportagem do Impacto Online.


“Há exatos 100 anos meu saudoso e amado pai Kokichi Yamahira adotou o Brasil como sua segunda pátria, para fazer o que melhor os japoneses entendiam: cultivar a terra. Em 1934 mudou-se para Andradina, sendo a segunda família de imigrantes japoneses que aqui se instalou”, postou Yamahira.

“A primeira logo foi pra outra localidade e nós permanecemos até hoje. Meu pai foi membro da AACEA – Associação Assistencial, Cultural e Esportiva de Andradina - ajudou na construção das praças Japão e Tóquio e era o churrasqueiro oficial do bon-odori (rs.)”, relata Luiz Yamahira.


Na foto de capa a Família Yamahira: o pai Kokichi Yamahira, a mãe Hisako Yamahira e todos os filhos e as pessoas que vieram para o Brasil em foto dos anos 70. Luiz Yamahira está de pé usando óculos, atrás do grupo.

Anexo acima, a lista dos orientais que acompanharam a jornada da imigração da Família Yamahira. Kokichi Yamahira deixou o Oriente aos 17 anos, no porto de Kobe, a bordo do navio Kawachi Maru, desembarcando da 4 de setembro no Porto de Santos/SP.

 

Luiz Yamahira é hoje um dos maiores peritos em licitações do Estado de SP e presta serviços em vários municípios e região. Ele tem três filhos: Sibila - fisioterapeuta; Rafaela - advogada; e Leonardo - administrador. E um neto Henrique, filho da advogada.