Morre Ronaldo Mainardi, presidente da Academia Andradinense de Letras

moises eustaquio -23/11/2019 00:58

Se o Brasil e o mundo choram a perda do apresentador Gugu Liberato, anunciada nesta sexta-feira, Andradina lamenta o falecimento do poeta Ronaldo Mainardi, 71 anos, presidente da Academia Andradinense de Letras e ex-dirigente do Clube Roda Viva.

A esposa Iracema, atual presidente do Clube da Terceira Idade, confirmou a morte de Mainardi, ocorrida às 23h desta sexta-feira, na Santa Casa local, onde o paciente passou o dia anterior e a noite, após sentir dores ocasionadas pela angina.

“A angina é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem o sangue ao coração e tem como sintomas grande desconforto e pressão no peito. A dor é sinal de que o coração está recebendo menos sangue do que precisa.”

Segundo Iracema, o poeta sofreu três paradas cardiorrespiratórias e não resistiu a um novo procedimento médico. “Não havia mais o que fazer porque desde a última cirurgia de cateterismo, em setembro do ano passado, no Hospital do Servidor, em São Paulo, Mainardi vinha se mantendo à base de medicamentos”, relatou.

O poeta e servidor público aposentado era casado há 42 anos e faria 72 anos no próximo dia 11 de dezembro. Deixa esposa, os filhos Fábio e Priscila e dois netos. O velório ocorrerá na empresa PAF e o sepultamento às 17h deste sábado.

ÚLTIMA OBRA

A “Lenda” foi o título da última obra do poeta, lançado neste ano e com a capa produzida pela equipe do Impacto Online. Poemas, Sonetos, Versos Mainardianos integram o livro, com apresentação do professor e coreógrafo de dança e diretor artístico da Academia, Aparecido José Gomes.

Neste sábado Mainardi estaria à frente de nova reunião da Academia para tratar de interesses da entidade, mas o encontro foi cancelado automaticamente.

OUTRA PERDA

No dia 9 de outubro passado, a Academia perdeu outro integrante, Mauro Máximo da Silva, 71 anos, horas depois dele ter participado de uma homenagem da entidade a duas personalidades, no recinto da Câmara.

Ele sofreu uma queda no banheiro de casa, bateu a cabeça e precisou ser internado, mas acabou não resistindo.