Atiradores do TG em Andradina atuaram em campanha de doação de sangue em Araçatuba

divulgação TG -13/07/2020 09:03

Nos dias 10 e 11 de julho o Tiro de Guerra 02-007 (Andradina) participou de uma campanha voluntária de doação de sangue, com o intuito de ajudar a recompor o Banco de Sangue do Núcleo de Hematologia e Hemoterapia da cidade de Araçatuba, tendo em vista a diminuição das doações em virtude da pandemia da COVID-19.

Essa atividade seguiu todas as recomendações de prevenção à covid-19, com 31 atiradores realizando este ato de cidadania e solidariedade ao próximo, buscando também a incentivar cidadãos a repetirem o gesto da doação voluntária nesse momento de pandemia.

Quais são os requisitos para doação de sangue?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.

Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.

O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.