Enchente em província no norte do Afeganistão provoca 79 mortes

r7 -26/08/2020 16:07

Uma enchente registrada no norte do Afeganistão matou 79 pessoas e deixou 105 feridos, pelo menos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (26) pelas autoridades locais, que ainda indicaram que cerca de 500 residências foram danificadas.

Devido às fortes chuvas na cidade de Charikar, capital da província de Parwan, a cheia dos rios locais começou a ficar mais intensa durante a madrugada, enquanto grande parte da população dormia, pegando a todos de surpresa. "Era como o dia do juízo final. A inundação começou entre 3h e 3h30.

Todo mundo acordou e tentou se salvar, mas ninguém sabia onde estavam as outras pessoas. Minha mãe ficou presa no sótão da casa e morreu", lamentou o jovem Samiullah, ouvido pela equipe da Agência Efe.

A informação sobre os 79 mortos e 105 feridos foi dada pelo diretor de Saúde Pública de Parwan, Safiullah Warasta. Já o porta-voz do governo da província, Rahmatullah Haidari, explicou que os trabalhos de resgate seguem na área.

"Seguem recuperando corpos, buscando desaparecidos, dando assistência aos afetados e desobstruindo vias bloqueadas", afirmou.

500 casas atingidas

Oficialmente, não há um balanço de pessoas que ainda não foram localizadas após a enchente. Por outro lado, as autoridades locais indicam que cerca de 500 casas sofreram danos por causa do temporal, que atingiu a região.

Segundo o porta-voz do Departamento de Gestão de Desastres do governo do Afeganistão, Ahmad Tamim Azimi, também houve impacto da forte chuva na província de Maidan Wardak, onde morreram duas pessoas e há cinco feridos. Já em Nangarhar, registraram-se dois óbitos.