Equipe da Viralcool em Castilho captura e trata veado com grave ferimento

moises eustaquio/fotos equipe viralcool -21/08/2020 19:33

A preservação da fauna e do meio ambiente, com produção de mudas para reflorestamento de áreas, cuidado com os pássaros, sistema de tratamento e reuso de água na produção industrial, entre outras ações, fazem parte do cotidiano da Usina Viralcool em Castilho, mas nessa matéria a reportagem do Impacto Online mostra uma atitude nobre de sua equipe de campo.


Dias atrás, colaboradores capturaram um veado chifre de veludo com grave ferimento na pata traseira esquerda. “Motoristas que faziam o transporte de cana nos avisaram, fizemos uma campana e capturamos o animal para trata-lo”, relatou Devair José da Silva, encarregado da segurança patrimonial da empresa.


Segundo ele, o animal tinha um ferimento “feio e avançado”, provavelmente provocado por ataque de uma onça parda. Depois de medicá-lo, a equipe formada ainda pelo campeiro Alex e o motorista Paulo, reintroduziu o veado à natureza de forma bastante tranquila.


PARQUE ESTADUAL

A espécie é presente no Parque Estadual do Aguapei, que corta áreas cultivadas de cana pela empresa, na divisa de Castilho e São José do Paulo D´Alho. Veados são mamíferos herbívoros, pertencentes à Família Cervidae, mas distribuídos em vários gêneros.

O Parque inclui uma pequena, mas resistente população de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), o maior cervídeo da América do Sul, que integra a lista oficial brasileira de mamíferos ameaçados de extinção.

Predados pela maioria dos grandes mamíferos, muitas espécies de veados se encontram ameaçados de extinção, em razão da caça e perda de hábitats.

No Brasil, encontramos oito espécies que, à primeira vista, parecem semelhantes. Isso se justifica pelo fato de as diferenças entre elas serem geralmente sutis, relacionadas ao tamanho do corpo e estruturas corporais e porque algumas dessas espécies vivem em ambientes similares.


OUTRAS ESPÉCIES

O Parque contém ainda grande variedade de espécies, como a onça-parda, gato-do-mato, porco-espinho, queixada, cateto, anta, veado-mateiro ou catingueiro, lontra, ariranha, raposa, cotia, paca, gambá, teiú, jacaré-preto, jacaré-do-papo-amarelo, capivara, sucuri, etc. Entre as aves, destacam-se o jaburu, colhereiro, garça, garça-parda, socó-boi, anhuma, pato-selvagem, gavião-pomba, tucano-de-bico-amarelo e tucano-de-bico-vermelho.