Efeito coronavírus: Navios petroleiros no mundo estão sem local para descarregar

AFP -28/04/2020 09:15

Este mapa mostra a posição atual dos navios petroleiros, também chamados tanqueiros, na maioria repletos de petróleo. Estão “encalhados” ao redor do mundo por não ter como descarregar, já que armazéns em terra estão lotados, tubulações estão lotadas, e sem fluxo, pela baixa demanda do petróleo devido à quarentena do coronavírus.

Embora o óleo hoje valha zero, mantê-los nessas condições (detidos) custa cerca de 30.000 dólares diários por navio. Não há quem compre petróleo se os aviões não voam, se os veículos não transitam na cidade.

Nunca na história contemporânea, aconteceu uma redução tão drástica do consumo de combustíveis fósseis. O petróleo está parado, hoje, sobre a superfície dos oceanos (nos tanques dos navios), nos depósitos que há em terra e dentro das tubulações que normalmente são usadas para transporte.

Não há índice mais claro para entender a magnitude da paralisia e os problemas que o capitalismo moderno enfrenta, já que o lastro do Dólar é esse, parado, boiando nos oceanos.