O livro Rios do Oeste na avaliação do advogado Paulo Rodrigues Novaes

divulgação paulo novaes -17/08/2021 21:30

Tive a alegria e satisfação de comprar um exemplar do Livro Rios do Oeste, de autoria do jornalista e fotógrafo Moisés Eustáquio de Oliveira. Já tinha conhecimento do seu profissionalismo e, qual não foi a minha alegria, quando me revelou particularmente algumas atividades que exibiam um trabalho do desenvolvimento verde.

Já o havia parabenizado, por sair da área que muitos jornalistas escolhem ao exibirem matérias policiais, políticas e outras de toda a natureza, as quais desviam da essência do prazer da vida e, sabemos que ficamos orbitando e sintonizando o campo gravitacional que escolhemos para viver e nos causam mal.

DO LIVRO.

O livro é um espetáculo, abre as cortinas do conhecimento de paisagens fantásticas, nunca vistas antes e sequer sonhadas pelos moradores desses paraísos. O autor nos surpreendeu com a tradução simultânea do português para o inglês. Acredito que esta ferramenta facilitará a difusão internacionalmente, pois além de atender ao público interno, também focou o público externo através da língua universal.

DA EDUCAÇÃO

Para mim é um lançamento que deve ser, não só cultivado, mas também levado ao conhecimento curricular de todos os estudantes, para que sintonizem a geografia da região; vejam os rios lendários, e seus afluentes que nos cercam. Aos educadores é um reforço no autoconhecimento e na projeção dos seus discípulos. A população, para que possa ter conhecimento do potencial turístico e orgulhar da sua região.

DA PAZ.

O leitor, ao e ler divisando, página por página, vai fazendo uma viagem para dentro e para fora de si, proporcionando um relaxamento mental, conforto e satisfação espiritual. A gente solta a alma a vagar na beleza que enche os olhos, nos campos mais lindos que regozijam a nossa satisfação pessoal. Mergulhamos nas águas limpas dos nossos próprios pensamentos.

DOS POETAS.

Os poetas são pessoas sensíveis e vivem sonhando acordadas e o livro descortina as inspirações das profundezas do coração. O pôr do sol no firmamento mostra o quadro mais lindo que suas lentes captaram; as árvores ganham vidas nas mentes poéticas, como bailarinas ao céu livre a mostrarem o caminho da esperança, sob nuvens reluzentes.

Os pássaros voando, os animais tranquilos num paraíso, o qual é desbravado com singular sutileza de um profissional que desenvolve, na sua imaginação, a obra que pretende produzir.

MEIO AMBIENTE

Muitas vezes ouço pessoas dizerem que a fauna e flora estão em extinção e eu penso comigo: quem está em extinção é o ser humano, pois se realmente fosse humano haveria preservação consciente.  Mas quem vai dizer ao homem que é ele que está agindo contrariamente às leis naturais e vai pagar um alto preço por isso?

Esta beleza exibida pelo autor é um alerta às nossas autoridades e população, que sonham transferir aos filhos e netos um meio ambiente melhor do que pegaram. Há um provérbio indígena que diz: “Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro”.

TURISMO

O livro certamente abrirá os olhos de muitos empresários e, posso dizer que foi com esses olhos que o prefeito e empresário Mário Celso está construindo em Andradina o parque térmico ACQUALINDA.

Nossa rica região receberá mais um presente de um empresário que observa o horizonte na dianteira dos homens comuns, como se fosse à vastidão. Quem ler o livro, vai poder dizer de boca cheia, minha cidade e região tem uma natureza rica, exuberante e que vale a pena passar férias por aqui.

Assim, como o jornalista foi pioneiro e, quiçá o primeiro aventureiro, quem sabem outros sigam o seu caminho e aventurem no turismo, na navegação e tragam um progresso consciente para a nossa região. Parabéns, amigo, sua obra será imortalizada, pois conta a história do nosso tempo e ela é linda e no enche de orgulho...