'Pensei que fosse Banco Hyundai, mas era Santander! Armadilha?´

Antônio José do Carmo -02/09/2020 10:25

Vou contar essa história para que sirva de alerta a outras pessoas. Comprei há um ano meu segundo carro na Hyundai, um HB-20. Uma vez em Rio Preto, a outra em Três Lagoas. Entreguei meu carro anterior e levei um zero quilômetro 2019. Paguei todas as prestações em dia até o mês 8/08. Mas no mês da pandemia, em abril, a gente passou a pagar pelo código de barras. No entanto tive problemas e acabamos por não pagar o mês de abril, por absoluto esquecimento.

Embora todos os outros meses seguinte estivessem pagos, o Banco me executou sem direito a negociação. Quando a prestação de abril completou três meses de atraso, eles fizeram cumprir a obrigação minha de quitar o contrato para ter o carro de volta.

Mas nesse processo aconteceu algo muito estranho. Pessoalmente eu não fui informado da dívida. A assinatura no processo de quem recebeu uma correspondência pelo correio, é de uma outra pessoa. O endereço era do contrato, a casa pertence à minha da família, mas meu escritório não era mais lá.

Então comecei a receber telefonemas de bancos. Vocês sabem o que é isso? Já receberam algumas dezenas? Então veio a ligação do Banco Santander. Pedindo complementação dos meus dados. Não os dei. A moça insistiu e eu mandei ela ir “à merda”. Essa foi a expressão.

No carnê do financiamento que fiz na mesma agência onde comprei o carro, está escrito BANCO HYINDAI CAPITAL BRASIL S.A. Em nenhum lugar do boleto estava escrito “Banco Santander”. Imaginei algum golpe. Pedi para que a informação viesse por e-mail, mas dois dias depois eles finalmente me encontraram.

Eu estava em Andradina e uma oficial de justiça ligou dizendo que tinha uma reportagem exclusiva para me passar. Mas mentiu. Aliás não precisaria disso, ela mesma me conhece, conhece meus filhos, meus genros... Um método vergonhoso. Então marquei um lugar público para o encontro. Seria em frente aos escritórios do Acqualinda na avenida Guanabara. Eu ingênuo esperando a informação e ela aparece com mais outro oficial dizendo que meu carro estava sendo recolhido por falta de pagamento.

A ação encaminhada para Execução diz que deixei de pagar desde o mês de abril. Mas era mentira. Só não estava ainda no sistema de quem estava fazendo a cobrança. Por que não entrei com recurso? Porque vivo do carro e se ficar 6 meses no pátio discutindo, nunca conseguirei pagar e nem sustentar minha família. Eles sabem disso. E ganham fortunas.

Quitei o carro, paguei mais de R$ 8 mil de custas processuais. No entanto, faz uma semana que o carro está comigo e quitado, porém, não posso me beneficiar dos planos de microempreendedor individual, nesse crucial momento da Pandemia, porque meu nome ainda permanece no SPC como devedor.

Se é que existe o Banco Hyundai e acredito que sim, por que não entrou em contato com a agência de onde saiu o carro? Então eles usam a justiça para me encontrar e tomar o carro, mas não conseguem me encontrar para negociação?? A finalidade dessa história, é evitar que haja mais vítimas dessa trama desdenhosa, de gente mesquinha e hipócrita que te trata bem e te acha sempre, mas quando é para vender seus produtos. Assim se descontrói a imagem que a publicidade construiu...