Operadores de airsoft em Andradina participam de curso para aprimorar técnicas

divulgação -21/02/2022 13:35

Com oito de formação e 110 operadores de Andradina e 3 Lagoas, a equipe Black Sheep Airsoft Team participou neste domingo de um curso ministrado por dois especialistas, Renan e Amanda Almeida. O intuito do curso foi nivelar os conhecimentos dos operadores de Airsoft e da equipe de Andradina em matérias de Combate e Atendimento a Vítimas em Áreas de Selva.

Ao longo do dia foram ministradas aos alunos matérias como Sobrevivência, Primeiros Socorros, Orientação e Navegação, Técnicas de Combate de Airsoft, etc. Ao final, todos os alunos foram capacitados a prestar os primeiros atendimentos a pessoas envolvidas em acidentes com animais peçonhentos, fraturas, hemorragias, queimaduras e utilizar o método XABCDE.


O instrutor Renan Almeida possui formação nos Cursos de Guerra na Selva, Operações Especiais e Ações Táticas Especiais e a instrutora Amanda Almeida tem formação no Corpo de Bombeiros. Para instruções, os interessados podem fazer contato com a Agência de Treinamentos Highlow Cursos por meio do Instagram @highlowcursos.

Os treinos da equipe Black Sheep Airsoft Team ocorrem aos domingos, entre 8 e 18 horas, na antiga Pedreira no Timboré. O grupo já participou em vários eventos na região: Aracatuba, Birigui, Penápolis, Suzanápolis, Tupã, Bauru e Campo Grande/MS, entre outras localidades.


O QUE É?

Airsoft (ou Softair) é um jogo desportivo onde os jogadores participam de simulações de operações policiais, militares ou de mera recreação com armas de pressão que atiram projéteis plásticos não letais, utilizando-se frequentemente de tácticas militares. É praticado em ambientes fechados ou ao ar livre, frequentemente em áreas de grande extensão.

O jogo é bastante popular em vários países asiáticos, como o JapãoChinaTaiwanCoreia do Sul e Filipinas, onde armas reais são difíceis de obter devido a leis locais. Devido a isto, a maior parte das armas de Airsoft e acessórios são fabricados nestes países.            

No Brasil, o Airsoft começou a ser divulgado em 2003 pelo Portal Airsoft Brasil. Após diversas reuniões com a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, o airsoft passou a ser conhecido pelo Órgão do Governo Brasileiro que regula os produtos considerados controlados no país (Exército Brasileiro).

Esta reunião deu início a elaboração de diversas minutas que resultaram na edição da atual Portaria que oficialmente cita o nome airsoft no Brasil. Sendo assim em dezembro de 2007, foi lançada a PORTARIA Nº 006-D LOG, que regulamenta o uso dos equipamentos usadas na prática do esporte airsoft.