hernandes dias lopes -09/10/2022 10:34
Miquéias profetizou no período dos reis Acaz e Ezequias,
sobre Samaria e Jerusalém, setecentos anos antes de Cristo. Sua voz, porém,
ressoa do pico dos outeiros, atravessando os séculos, para bradar aos ouvidos
da nossa nação. O que Miquéias denunciou nos seus dias, que serve de alerta ao
povo brasileiro?
Em primeiro lugar, ele
alertou sobre um sistema aparelhado para o mal (Mq 2.1,2). Os homens
poderosos não só maquinavam o mal, mas, também, o praticam porque o poder de
fazê-lo estava em suas mãos. Assaltavam bens públicos e privados, a um homem e
à sua herança. O papel dos governantes é cuidar dos interesses do povo, promovendo
o bem e coibindo o mal (Rm 13.1-7).
Em segundo lugar, ele
alertou sobre a inversão de valores (Mq 3.1,2). A questão em Samaria e
Jerusalém não era apenas de tolerância ao mal, mas de uma total inversão de
valores. Naquele tempo se aborrecia o bem e amava o mal. O certo era tido como
errado e o errado aplaudido como certo. Não é essa a agenda que muitos querem
implantar no Brasil? Querem estabelecer um regime socialista que tem levado
nações à miséria e à falta de liberdade; querem aprovar a lei do aborto; querem
aprovar a lei da liberação das drogas; querem impor a ideologia de gênero nas
escolas; querem invadir terras, desrespeitando o direito de propriedade
privada; querem engordar o Estado para abrir as torneiras da corrupção. É tempo
de ouvir o alerta do profeta Miquéias!
Em terceiro lugar, ele
alertou sobre a mensagem sedutora dos falsos profetas (Mq 3.5,11). Muitos
falsos profetas e sacerdotes, por vantagens pessoais, apoiavam esses poderosos
tiranos, mestres da mentira e da opressão, anunciando paz quando tinham o que
mastigar e apregoavam guerra santa contra aqueles que lhes fechavam as
torneiras da corrupção. Os falsos profetas nunca estiveram ao lado da verdade.
Por amor ao dinheiro, ainda vendem sua consciência e fazem errar o povo.
Em quarto lugar, ele
alertou sobre a injustiça daqueles que davam sentenças (Mq 3.11). Miquéias
diz que os cabeças de Samaria e Jerusalém davam as sentenças por suborno e
ainda drapejavam o estandarte da confiança inabalável, dizendo que o Senhor
estava no meio deles, e, portanto, nada lhes aconteceria de mal. A justiça
estava sendo sonegada ao povo. Os tribunais da época estavam aliançados com
esquemas de corrupção que assolavam a nação.
Em quinto lugar, ele
alertou sobre o conluio dos poderosos para a prática do mal (Mq 7.3). O
aparelhamento para a prática do mal era notório em Samaria e Jerusalém.
Vejamos: “As suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente; o príncipe
exige condenação, o juiz aceita o suborno, o grande fala dos maus desejos de
sua alma, e, assim, todos eles juntamente urdem a trama” (Mq 7.3). O sistema
estava todo contaminado. O esquema de corrupção tinha capilaridade em todos os
setores da sociedade. Os tentáculos da violência contra o povo estavam
amordaçando a justiça e oprimindo o povo.
Em sexto lugar, ele
alertou para a decadência da família (Mq 7.6). A corrupção estava presente
nos palácios e nas cortes, na religião e, também, na família. O profeta
denuncia: “Porque o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a
nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os da sua própria casa”. A
família não era mais o refúgio da vida, para se respirar o ar da liberdade e
sentir o perfume do amor e da amizade, mas uma arena de brigas e um campo de
guerra. Os inimigos não estavam do lado de fora, mas do lado de dentro da
própria casa.
É nesse contexto turbulento que o profeta Miquéias anunciou
o nascimento do Messias, o Filho de Davi, setecentos anos antes dele nascer em
Belém (Mq 5.2). Jesus é o Príncipe da paz e ele mesmo é a nossa paz (Mq 5.5).
Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Aqueles que legislam, governam e
julgam segundo os valores do seu Reino são prósperos e bem-aventurados, pois
“feliz é a nação cujo Deus é o Senhor” (Sl 33.12).