Pastor andradinense lança livro sobre Desgaste Ministerial, no final de agosto.

divulgação -22/07/2023 15:40

“Desgaste Ministerial” é o tema do livro que o pastor andradinense Manoel Messias de Menezes está prestar a lançar no final de agosto. O material já foi enviado à gráfica.

Bacharel em Teologia, pastor-presidente da Igreja Evangélica O Brasil Para Cristo e capelão, o autor nasceu em Andradina e atualmente exerce seu ministério na cidade de Valparaíso. É casado com Daniela Delfino de Menezes, pai de Lais, Larissa e Reuel.


Com 72 páginas, a obra aborda, entre outros temas, “O que é ser pastor”? “Quem pode exercer o ministério pastoral?”; “Por que os pastores choram?”; “A vida pastoral”; “O estresse e o esgotamento ministerial”; “A verdadeira motivação ministerial”; e “O que todo líder precisa entender”.

“Esse livro não existiria sem a inspiração do Espírito Santo. Agradeço ao bondoso Deus pela sua infinita graça e misericórdia dispensada a nós, e ao trabalho duro de muitas pessoas que se dispuseram a ajudar em oração, conselhos e à sua elaboração”, acentua o autor, mencionando o incentivo da família.


“Uma deferência especial aos pastores Thiago Domingos pela parceria e participação especial neste livro, e ao pastor e escritor Nelson Alves e Andrade pela orientação e montagem dos textos e conselhos. E, claro, ao nosso amado Senhor Jesus Cristo, sem a qual não teríamos nenhuma história ou inspiração para escrever este livro tão relevante de orientações e conselhos ministerial”, conclui.

O conteúdo do livro faz entender que não é debaixo de regras humanas, ou receitas mirabolantes que se alcança o êxito ministerial, mas na simplicidade do evangelho, que reconhece a fragilidade do ser.


“Este livro é dinâmico no conceito de querer nos levar a entender o Deus que enxuga as nossas lágrimas, e deseja transformar nossa luta ministerial em um aprendizado para toda a nossa vida. No navegar das linhas desse livro, você encontrará um Deus extraordinário que nos ama intensamente e que nos usa nesse amor na liderança de pessoas”, pontua o pastor Ibrain Ali Halabi, líder de campo em Bolívia para Cristo.

Ele admite que a parte humana do líder, sem esquecer de seus atributos e também de suas responsabilidades espirituais, foi o que mais o atraiu nessa leitura, que é suave e ao mesmo tempo desafiadora para quem foi um dia chamado por Deus a tão preciosa tarefa.