Avião de pequeno porte cai e pega fogo em SP; piloto morreu

g1 -08/07/2020 18:59

Após a queda, a aeronave pegou fogo. No momento do acidente, várias pessoas caminhavam e pedalavam no canteiro central da Avenida Braz Leme. Engenheiro presenciou a explosão.


Um avião de pequeno porte caiu na região do Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, no final da tarde desta quarta-feira (8).

Um motorista que passava próximo ao acidente presenciou a explosão e gravou um vídeo (veja acima). O avião caiu na Avenida Braz Leme e, segundo informações iniciais dos Bombeiros, o piloto morreu carbonizado.

No momento do acidente, muitas pessoas caminhavam e pedalavam no canteiro central da avenida. Após a queda, o avião pegou fogo. Segundo equipe do Corpo de Bombeiros, o piloto tentou um pouso de emergência por causa de pane no motor e o avião, de modelo BE58, caiu pouco antes da pista do aeroporto.

Um engenheiro civil presenciou a explosão. "Eu estava a uns 50 metros pela Braz Leme e eu vi uma bola preta, uma explosão. Aí, eu já cheguei perto e explodiu um pouco mais. Eu consegui ver um corpo, mas não tinha como chegar perto. Estava pegando fogo ainda e estava muito quente perto. Eu só não entendi se estava decolando ou chegando porque o muro parece que não foi abalado. Foi no meio da pista sentido bairro", disse o engenheiro civil, Fausto Batista.


Histórico de acidentes no Campo de Marte

2018

Em julho de 2018, um bimotor caiu no aeroporto durante o pouso e explodiu assim que bateu no chão. O voo havia decolado da cidade catarinense de Videira, com seis passageiros e um tripulante. O piloto da aeronave morreu no acidente e outras seis pessoas ficaram feridas.

Uma aeronave de pequeno porte caiu na tarde de 30 de novembro de 2018, em São Paulo, deixando dois mortos e ao menos 12 feridos.

2016

Em março de 2016, um monomotor caiu logo depois da decolagem, próximo à cabeceira 12 do aeroporto. O avião atingiu uma casa de 3 andares, deixando sete mortos, entre eles Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, e familiares que voavam junto com ele.

2007

Em dezembro de 2007, uma aeronave modelo Learjet também caiu depois de sair do Campo de Marte, sobre uma residência no bairro Casa Verde. Além do piloto e do copiloto, a família que estava na cozinha da casa também morreu, incluindo um bebê de 9 meses.

Aviões particulares são responsáveis por 45% dos acidentes aéreos entre 2008 e 2017, segundo dados do Cenipa (órgão da Aeronáutica responsável por investigar acidentes aéreos). Foram 1.187 acidentes no período.