Brasileiros são transferidos para casa alugada no sul de Gaza

r7 -14/10/2023 20:54

O grupo de cidadãos brasileiros que conseguiram chegar a Khan Younes, neste sábado (14/10), já foram transferidos para uma casa alugada pela Embaixada do Brasil na Palestina, em Rafah, cidade que faz fronteira com o norte do Egito, que fica ao sul da Faixa de Gaza. Veja, abaixo, vídeos da transferência e do local.

Os brasileiros vão aguardar nessa casa a autorização para que possam atravessar a fronteira com o Egito. O governo brasileiro planeja resgatar o grupo de avião a partir do território egípcio. As novas instalações foram consideradas simples, mas “mais abertas, seguras e confortáveis” pela Embaixada.

Uma aeronave da Presidência da República foi cedida para essa operação. O avião está em Roma, na Itália, onde aguarda o avanço das negociações entre o governo brasileiro e autoridades egípcias e israelenses.

De acordo com a Embaixada do Brasil na Palestina, a casa alugada em Rafah fica a uma “caminhada” da fronteira. Antes de chegar a Rafah, esse mesmo grupo estava em uma escola católica em Gaza, que era utilizada como um abrigo.

Com o agravamento das tensões entre Israel e o Hamas, o abrigo deixou de ser um local seguro. Depois disso, os brasileiros foram transferidos para Khan Younes.

Inicialmente, havia a previsão de que os 19 brasileiros — 11 crianças, cinco mulheres e três homens — embarcassem para o Egito por volta das 12h, no horário local (6h em Brasília), mas a viagem foi cancelada. Agora, eles esperam o aval das autoridades do país africano para fazer a passagem.