Civil prende estelionatário que aplicava golpes de cartão de crédito na região

redação com PC -02/09/2020 11:07

Um motoboy que estaria a serviço de uma organização criminosa foi preso pela Polícia Civil em Andradina, na tarde desta terça-feira 1, quando tentava aplicar mais um estelionato envolvendo transação financeira.

Autor de vários delitos em Andradina e Três Lagoas, I.C.D.D.S., de 19 anos, foi flagrado por policiais da DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Andradina e da DIG (Delegacia de Investigações Gerais).

A equipe soube do golpe em andamento quando uma vítima procurou a Polícia Civil para informar que havia recebido ligações, que julgou suspeitas, da “Febraban (Federação Brasileira de Bancos)”, para realizar determinado procedimento a fim de cancelar uma compra que não fez e evitar prejuízos.


Para efetivar o tal procedimento a vítima deveria entregar o cartão bancário a um “funcionário da Febraban” que iria em sua casa buscá-lo. Depois de alertar a vítima sobre o golpe os civis organizaram uma operação e com autorização dela um policial passou a atender as ligações de seu telefone.

Após alguns minutos de conversa o estelionatário acreditou que havia enganado mais uma vítima, foi à sua casa de moto e chegando exibiu falso crachá da “Febraban” em nome de Gabriel Pereira Rosa.


O diálogo ocorreu na frente da casa da vítima e ciente de que o indivíduo era membro da organização criminosa voltada à prática de estelionatos, policiais que estavam de campana nas proximidades o abordaram e o detiveram.

I.C.D.D.S. confessou crime e no quarto do hotel onde estava hospedado, no centro da cidade os civis encontraram quatro máquinas de cartão, seis cartões de crédito e nove comprovantes de compras (que ultrapassavam 20 mil reais), inclusive tais comprovantes estavam amassados prontos para descarte.

Aliás, segundo ele, é orientação de seus superiores na organização destruir os canhotos e os cartões de crédito assim que não conseguir mais “passá-los nas maquininhas”.

MAIS GOLPES

O golpista afirmou ter participado de vários outros golpes em Andradina e Três Lagoas/MS, mas não teria condições de informar mais detalhes, porque já havia descartado os cartões e comprovantes. Ele recebia da organização R$ 200,00 por cada golpe bem-sucedido.

No instante em que checavam os comprovantes os policiais notaram que um golpe fora cometido poucas horas antes da detenção do autor e o indagaram a respeito.


I.C.D.D.S. admitiu que momentos antes de ser flagrado havia ido até a residência desta última vítima e praticado o golpe com sucesso, inclusive levou os policiais até a casa dela. A pessoa foi orientada pelos civis como proceder. Já o falsário foi preso flagrante por estelionato tentado e consumado e encaminhado à cadeia Pública de Pereira Barreto, onde permanecerá à disposição da justiça.