PM faz operação com 100 homens em presídio de Valparaíso

hoje mais -19/03/2020 10:00

Cem homens da Polícia Militar realizam na manhã desta quinta-feira , 19, uma operação especial na penitenciária de Valparaíso, unidade que tem capacidade para 873 presos, mas na quarta-feira, 18, abrigava 1.910.

A ação tem a participação de mais 100 integrantes do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) e apoio do helicóptero Águia com utilização de drone.

As equipes se concentraram na sede do CPI-10 (Comando de Policiamento do Interior), em Araçatuba, ainda de madrugada, e a intervenção estava prevista para começar às 6h.

Os policiais fazem uma varredura na unidade, que deverá ser seguida da transferência de aproximadamente 200 detentos para outros presídios.

Rebeliões

A operação é realizada três dias depois de ocorrerem rebeliões em várias unidades prisionais do Estado, devido à suspensão das saídas temporárias para os presos do regime semiaberto. A medida é uma forma de prevenção à proliferação do novo coronavírus.

Houve rebelião em Mirandópolis, com destruição parcial da ala do regime semiaberto, e fugas em Mongaguá, Porto Feliz e Tremembé.

O Hojemais Araçatuba apurou que no mesmo dia, dois presos fugiram do CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Valparaíso.