Quatro adultos e um menor flagrados transportando capivaras abatidas em Mirandópolis

Redação c/ PM -09/06/2021 14:29

Quatro homens foram presos em flagrante e um menor apreendido com armamento, munição e duas capivaras abatidas na área rural de Mirandópolis, na noite desta terça-feira 8. A ação da Policia Militar foi motivada por denúncia anônima dos caçadores agindo nas imediações da usina de etanol naquela região.

No trajeto até o local os PMs depararam com os infratores no interior de um Corsa cinza, com um reboque tipo "carretinha", transitando no contrafluxo. Várias equipes reforçaram as buscas. O quarteto era formado pelo condutor L., os passageiros R., R., T., e o adolescente de 17 anos.


No bolso de T. haviam dois cartuchos para espingarda calibre 32 deflagrados. Indagados, todos admitiram a caça ilícita de animais silvestres. No interior do Corsa foram localizadas três espingardas: uma cartucheira marca Boito, calibre 32; outra Rossi, do mesmo calibre e outra 36, todas com numeração aparente, mas sem registro ou qualquer tipo de documentação.

As armas continham cartuchos deflagrados e no assoalho do veículo três munições calibre 36 intactos. Uma capivara abatida era transportada no porta-malas do veículo e outra na carreta reboque.

R. admitiu possuir mais munições em sua residência, no Assentamento Florestan Fernandes, onde a PM encontrou. sobre a geladeira, uma garrafa pet contendo seis cartuchos para espingarda calibre 32: quatro intactos e dois deflagrados.


Todos os indivíduos e materiais apreendidos foram conduzidos ao plantão policial de Mirandópolis. Na oportunidade a mãe do menor acompanhou o caso, assim como na apresentação da ocorrência direcionada ao plantão da Seccional de Andradina.

O delegado Marcelo da Silva Zompero ratificou o flagrante dos adultos por porte ilegal de arma e crime ambiental, requisitando perícia para os animais, apreendeu as armas, ouviu e liberou o menor. O policiamento ambiental orientou o descarte das capivaras no aterro de compostagem localizado na área rural de Andradina. Os infratores foram multados em R$ 2 mil cada um pela Polícia Ambiental.