Área azul será municipalizada até o meio do ano: contrato atual está sendo cancelado

Redação -27/04/2021 11:48

Uma comissão formada pelo Governo de Andradina está atuando na formação do processo de encampação do sistema de cobrança por estacionamento de veículos, a chamada área ou zona azul. O primeiro passo é o depósito judicial visando o ressarcimento à empresa em atuação que voltou a operar o sistema após o fim do prazo estabelecido em Decreto Municipal que proibia a cobrança.

A partir daí a Administração poderá criar seu próprio departamento, que deverá funcionar anexo ao Setor de Trânsito e com gerenciamento próprio. Os cerca de 20 ou 30 agentes de trânsito serão contratados via processo seletivo específico.

Segundo o assessor Ernesto Júnior, a ideia do prefeito Mário Celso é desburocratizar esse serviço e não promover abusos de multas excessivas.


“O novo sistema oferecerá tarifas justas, valor de infrações com prazo maior para se recorrer: 24 horas no caso de advertência para se pagar a taxa de permanência [relativa ao período normal de estacionamento] e não os atuais R$ 16,00.

Ou seja, o usuário terá três etapas para solucionar a questão de forma justa, caso contrário será penalizado com valor maior, sujeito inclusive aos índices estabelecidos pelas regras da Lei de Trânsito.

VALORES JUSTOS E INOVAÇÃO

De acordo com Ernestinho Jr., a ideia é utilizar a arrecadação para, em curto prazo, instalar tokings informatizados em pontos específicos da zona azul visando facilitar a vida das pessoas, sem que elas tenham que ficar esperando os agentes, como acontece muito atualmente.

“A arrecadação será toda investida na evolução do sistema, até atingir seu grau máximo, claro, de forma gradativa. No momento estamos fazendo a encampação para podermos pagar a multa e posteriormente liberaremos o edital para o processo seletivo de contratação dos agentes. Tudo segue prazos pré-estabelecidos”, explicou o assessor.

Na entrevista exclusiva ao Impacto Online, Ernestinho esclareceu que a previsão para colocar em prática a área azul municipal é até o meio do ano. Isso significa que com a saída da atual empresa haverá um período de transição em que não haverá essa cobrança.