A pedido de Moisés da ONG Impacto Verde, prefeito vai criar setor de Praças e Jardins

Redação -05/09/2024 11:20


O prefeito Mário Celso Lopes, candidato à reeleição pelo PSD, acatou a sugestão do repórter-fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira, presidente da ONG Impacto Verde e candidato a vereador, e disse que vai criar um setor de Praças e Jardins junto à Secretaria do Meio Ambiente.

A ideia, com a respectiva confirmação, ocorreu durante um podcast, realizado na noite desta última terça-feira, 3, no comitê de campanha da Coligação Vamos em Frente. “Concordo plenamente, porque se trata do nosso cartão de visitas”, comentou o prefeito.


O encontro, denominado “PodTudo”, envolveu ainda outros dois comunicadores e candidatos a vereadores, Fabrício Carvalho e João Vicente.

O objetivo da implantação deste Setor de Praças e Jardins é focar nos cuidados dos espaços públicos e promover uma transformação visual, possibilitando melhor convívio social aos munícipes e visitantes desse novo Distrito Turístico.


“As praças são espaços urbanos livres de edificação, que valorizam o meio ambiente natural, bem como possuem objetos referenciais estéticos e simbólicos na paisagem da cidade. Entre suas funções socializar, integrar e proporcionar lazer à comunidade local e aos turistas”, observa Eustáquio.

“Fora isso, esses espaços funcionam como pulmões para as cidades, já que guardam grandes quantidades de árvores, que diminuem a poluição do ar, retendo em suas folhagens material particulado prejudicial à nossa saúde. Elas também ajudam a regular a temperatura e manter a umidade, nos proporcionando conforto térmico”, acrescenta Eustáquio.


ONG NO CAMINHO CERTO

Segundo o prefeito, a ONG Impacto Verde está no caminho certo no desenvolvimento de projetos que vem embelezando a cidade e impactando a comunidade. “Uma coisa ali abandonada e Moisés do Impacto Verde promove a transformação”, declarou Mario Celso.


O prefeito citou o exemplo do Centro Cultural, que as pessoas tinham vergonha, um verdadeiro antro de bandidagem e viciados, um local escuro e sinistro onde os munícipes tinham medo até de passar. “Hoje, você deu vida àquele lugar. A natureza chega e causa uma transformação. Você está no caminho certo Moisés Eustáquio”, frisou Mário Celso.


De acordo com Eustáquio, “à medida que os espaços públicos vão sendo melhorados e ganhando vida, as pessoas e as famílias vão sendo atraídas para usufruir dos benefícios do convívio social e daquilo que a natureza oferece, e consequentemente, passam a cuidar do que foi melhorado”.


Na concepção do prefeito, “a gente faz as coisas para as famílias. Não existe uma comunidade, um país ou uma nação se não for estruturado na família, que é a base de tudo. Como modelo de projeto, Mário Celso citou o belo e diferenciado paisagismo do Parque Acqualinda, admirado por turistas por seu verde presente em todos os cantos.