Andradina pode ser o terceiro Distrito Turístico de São Paulo

comunica andradina -29/08/2022 11:09

Foi realizado na última sexta (26) no Centro de Convenções do Oeste Plaza Shopping, uma Consulta Pública para criação do Distrito Turístico de Andradina. A Consulta teve grande participação popular, e de empresários que já investem no trade turístico local.

Na oportunidade os subsecretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo fizeram uma breve explanação sobre os requisitos da Lei e condições que a cidade se adequa para ser Distrito.


Segundo a subsecretário de Turismo, Viviane Castro Elois, a consulta pública é condição indispensável para a criação do Distrito Turístico conforme preleciona a Lei n° 17.374/21 em seu artigo 3°, inciso V. O Distrito Turístico de Andradina vai abranger a área de desenvolvimento hoteleiro, na zona urbana, e outras áreas de interesse de desenvolvimento turístico de Andradina.

O prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes tomou a palavra e em sua explanação explicou o porquê da área que será contemplada com o Distrito, bem como futuros investimentos que serão aportados no perímetro.


Ele convocou os empresários do setor, que estão planejando investimentos na área que será contemplada para formarem um conselho que será a ferramenta para unir os poderes públicos governamentais e investidores locais para traçar o desenvolvimento do projeto.

“Esse conselho será representativo e servirá para dará os rumos para o nosso Distrito Turístico fazendo discussões essenciais para o nosso desenvolvimento”, disse.


Mário Celso diz estar confiante de que Andradina será o terceiro Distrito Turístico de São Paulo, nomeando as iniciativas de Barretos e do Vale do Ribeira neste mesmo sentido.

“A diferença é que estamos mais adiantados e organizados e possuímos a força de reunir empresários com empreendimentos já consolidados ou futuros investimentos no distrito neste conselho”, disse Mário Celso.

Esse conselho gestor será formado por representantes do Governo do Estado, representantes da prefeitura e sete empresários locais, dos empreendimentos Hotel Roda d’Água, Restaurante Planeta Hamburguer, Espaço Safira, Hotel Savana, Thermas Acqualinda, Choperia e Restaurante Praia Chopp, Auto Posto Oeste Plaza, Oeste Plaza Shopping e Hotel Wakanda.


Área de Desenvolvimento

O prefeito Mário Celso, explanou sobre o funcionamento do Distrito, uma área tutelada pelo Estado onde se desenvolverá algumas políticas de incentivo ao desenvolvimento da atividade turística na cidade.

Ao se instalar em um distrito se tem a facilidade de financiamento e a contrapartida de investimento e infraestrutura urbana e turística – Aeroporto, estradas, água, luz, esgoto, telefone, celular, internet, TV a cabo, fibra ótica, entre outros.


O projeto do Distrito turístico para Andradina foi anunciado pelo Secretário de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, que em visita a Andradina avaliou que o projeto deverá ser implantado ainda na primeira quinzena de setembro.