r7 -27/06/2022 20:07
A ANS
(Agência Nacional de Saúde Suplementar) suspendeu temporariamente
nesta segunda-feira (27) a venda de 70 planos de saúde devido a reclamações relacionadas
à cobertura assistencial. A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de
Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor e atua na
proteção dos consumidores. Nesse ciclo, os planos suspensos são de oito
operadoras, e as reclamações foram feitas no primeiro trimestre.
A proibição da venda começa a valer na quinta-feira (30). A
medida protege, ao todo, 1.453.044 beneficiários, já que esses planos só
poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras
apresentarem melhora do resultado no monitoramento.
Além das suspensões, a ANS divulga a lista de planos que
poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, quatro planos de três
operadoras terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.
Resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento (1º
trimestre):
70 planos com comercialização suspensa;
4 planos com a comercialização liberada;
1.453.044 beneficiários protegidos; e
37.512 foi o total de reclamações analisadas.
Consulte no site da ANS quais foram os planos com comercialização suspensa, os planos reativados, os planos que já estavam suspensos por outros motivos e
que também foram suspensos pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento, bem
como os planos liberados pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento mas
que continuam suspensos por outros motivos.
O Monitoramento da Garantia de Atendimento é o
acompanhamento periódico das coberturas de planos de saúde, com resultados
divulgados a cada trimestre. São consideradas as reclamações recebidas pela ANS
que se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de
consultas, exames e cirurgias, ou negativa de cobertura assistencial. A partir
dessas informações, as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando
uma análise comparativa entre elas e acarretando a suspensão da comercialização
dos planos que motivam mais reclamações das operadoras identificadas em risco.
A operadora com algum produto com venda suspensa em
decorrência do Monitoramento da Garantia de Atendimento não pode registrar
nenhum novo plano que seja análogo aos que estiverem na lista de suspensão nem
receber novos beneficiários nesses planos. A cada trimestre, as operadoras são
reavaliadas, e as que deixarem de apresentar risco à assistência à saúde são
liberadas para novas comercializações, desde que os planos não estejam com a
venda interrompida por outros motivos.