Baixa umidade e falta de chuvas “liga o alerta” para queimadas

imprensa andradina -20/07/2023 10:47

A baixa umidade do ar e a falta de chuva aumentam os riscos para o surgimento de incêndios em área de vegetação e terrenos baldios de Andradina. 

“Usar o fogo para limpar áreas de vegetação seca podem provocar incêndios incontroláveis que representam risco ao patrimônio e para a saúde das pessoas, principalmente idosos, crianças e pessoas com síndromes respiratórias”, disse o coordenador da Defesa Cil em Andradina, Luiz Ramos Netto.

Como a previsão é tempo seco para as próximas semanas, a expectativa é que queimadas possam ocorrer com uma frequência cada vez maior. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados.

De acordo com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, incêndios urbanos geralmente começam quando colocam fogo em lixo/entulhos ou pastagem. Ele acaba saindo do controle e se espalha por grandes áreas.

Diante do problema, a secretaria criou dois canais para que as queimadas urbanas, crime previsto em lei, sejam denunciadas. Os telefones para as comunicações são (18) 3723-6292 e (18) 9-9621-7347 (WhatsApp). A orientação é de que o Corpo de Bombeiros também seja acionado, em caso de queimadas, pelo telefone 193.

 As queimadas agrícolas são apontadas como fatores de riscos nessa época do ano. Mas é bom lembrar que as queimadas, tanto em área urbana ou rural, é crime ambiental. O culpado pode pagar e até ser preso. E, caso condenado, permanecer na prisão de seis meses a cinco anos, dependendo do crime.