Cadastramento biométrico em Andradina tem extensa fila e será retomado em janeiro

redacao -19/12/2019 16:54

A 9ª Zona Eleitoral da Comarca de Andradina figura na lista dos 319 municípios paulistas que devem promover o cadastramento biométrico obrigatório. E o prazo termina nesta quinta-feira 19.

Por conta disso, essa semana enormes filas se formam nas imediações do Cartório Eleitoral, na rua Iguaçu, entre José Augusto de Carvalho e Evandro B. Calvoso, no bairro Stella Maris. Ontem, por exemplo, o cadastramento avançou muito além do horário previsto.

Hoje, a fila chegou a três quadras e apesar do grande volume de eleitores, a equipe do Cartório disponibilizará apenas 400 senhas. O atendimento retornará em 7 de janeiro e será mantido até maio.

Se por um lado o cadastramento causa desconforto, por outro serve de oportunidade para comerciantes avulsos que aproveitam a oportunidade para faturar alguma grana extra.

Mas também há os que agem de forma voluntária, como o comerciante João Máximo, que com a ajuda de filho e esposa oferece água e refrigerante aos eleitores que estão na fila.

BIOMETRIA

O sistema consiste em deixar registrada a impressão digital no sistema da Justiça Eleitoral. O procedimento, que também contempla a coleta de fotografia e assinatura digitalizada, é obrigatório e quem perder o prazo pode ter o título de eleitor cancelado.

A biometria teve início em 4 de fevereiro. Quando está em situação irregular, o eleitor fica impedido de votar, e enquanto não resolver a pendência também são impostas restrições, como a impossibilidade de obter empréstimos em bancos oficiais, a de tomar posse ou se inscrever em concursos públicos e a de emitir passaporte.

O eleitor deve apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver. Em caso de dúvidas, pode consultar uma seção da página do TRE-SP, que reúne informações sobre o processo biométrico, ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor, discando o número 148. O telefonema tem o custo de uma ligação local.

obrigatório desde fevereiro em 479 municípios do estado. A biometria já valerá a partir das eleições municipais de 2020.

O objetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é de concluir a operação de biometria em todo o país até 2022.