Candidato único e de última hora, Guto Marão eleito presidente da Câmara em Andradina

Redação -29/11/2021 22:53

Luiz Gustavo Marão Calestine, o Guto Marão – presidente; Sérgio Faustino Teixeira – 1º vice-presidente; Jonílcio Avelino da Silva, o Careca – 2º vice-presidente; Luzimar Rodrigues da Silva – 1º secretário; e Eloá Pessoa da Silva – 2ª secretária.

Essa a nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Andradina para 2022. A eleição ocorreu na noite desta segunda-feira 29 e surpreendeu quem apostava em outros nomes, como de Fabrício Mazotti, Elaine Vogel ou Sérgio Faustino.

A exceção do professor Careca, com 14 votos, todos os demais eleitos tiveram votação unânime. O vereador Hernani da Bahia chegou a se manifestar como candidato à presidência, cargo que já ocupou anteriormente, mas de forma relâmpago desistiu e decidiu apoiar Guto Marão.


INTEGRANTES DA NOVA MESA DIRETORA

Aparentemente, a intenção era eleger Sérgio Faustino, mas o grupo em que ele estava se sentiu traído na reta final do pleito e a estratégia foi apostar em Guto Marão, justamente um nome considerado de ‘oposição’.

Durante entrevista, o presidente eleito falou de suas diretrizes para tornar a Câmara mais democrática em relação à divulgação das ações dos vereadores.

Guto comentou ainda a respeito de dois projetos de sua autoria que viraram lei, mas antes resultaram em ações junto ao MP, um deles sobre descontos no IPTU para quem cultivar árvores. O outro envolve o projeto de Natal que deveria se chamar “Natal de Magia”, mas foi aprovado com outro nome.

O presidente eleito também citou a ação que corre na Justiça para tentar tirar seu cargo [a exemplo do vereador Careca], sob acusação de que o partido teria usado “candidato laranja”.

“Já ocorreu uma audiência, mas estão querendo achar pelo em ovo. Segundo nossos advogados não há o que temer a respeito desse assunto”, disse. Após a eleição, Guto Marão recebeu a visita do colega de partido de Castilho, João Paulo.