CIENSP recebe caminhão para condução de resíduos sólidos em 21 municípios

Redação /c Ciensp -12/07/2022 20:49

O CIENSP – Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista, recebeu nesta terça-feira 12, um caminhão do tipo cavalo mecânico no valor de R$ 537.500,00, para atender a todos os municípios consorciados na condução de resíduos sólidos. O veículo foi entregue pouco depois das 19h, ao presidente do consórcio, prefeito Otávio Gomes, de Ilha Solteira, e a secretária executiva Rose Francé.

O consórcio foi habilitado para receber recursos do FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição), para a aquisição do veículo, modelo 4x2 e sua aquisição representará um grande avanço no trato regional de resíduos sólidos, beneficiando todos os 21 municípios que integram o órgão.


São eles: Andradina, Auriflama, Bento de Abreu, Castilho, Guaraçai, Guararapes, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Monte Castelo, Murutinga do Sul, Nova Independência, Nova Luzitânia, Pereira Barreto, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá, Sud Mennucci, Suzanápolis, Tupi Paulista e Valparaíso.

O veículo é utilizado para o tracionamento de carretas. Seu conjunto é formado pela cabine, motor e rodas de tração de um caminhão, tipo toco (um semipesado), com quatro pontos de contato com o solo e dois eixos – um frontal e um traseiro. Por isso, é chamado de 4x2.

“Hoje é dia marcante para o consórcio, início de um grande projeto para a região, a entrega do veículo para mover o britador móvel que atenderá os munícipios. O equipamento estará completo até o fim do mês, com a chegada da carreta, encerrando um ciclo de trabalho dos prefeitos que vinha sendo idealizado desde 2015. Um sonho que se torna realidade”, comentou o prefeito Otávio Gomes, de Ilha Solteira, e presidente do Ciensp.

Segundo ele, o rodízio será pela quantidade de resíduos sólidos produzidos por cada município, que aliás consta em plano regional, mas a logística ainda será discutida entre os gestores, objetivando uma solução para as estradas rurais.