Câmara de Murutinga reforça importância da vacinação contra a Covid-19

divulgação -11/06/2021 11:20

O Dia Nacional da Imunização [10] tem como objetivo alertar a população sobre a importância da vacinação para combater doenças que acometem todas as faixas etárias, reduzir a probabilidade de contrair enfermidades como caxumba, sarampo, gripe, entre outras, além de prevenir epidemias.

Com a criação do Programa Nacional de Imunização (PNI) em 1973, doenças como poliomielite e rubéola já foram erradicadas através de diversas campanhas de vacinação. O programa também atua no controle de outras doenças como sarampo, varicela e rotavírus, H1N1 e meningite. Anualmente, são distribuídas mais de 300 milhões de doses de vacinas, soros e imunoglobulinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) gratuitamente à população.

Atualmente, no contexto da pandemia, o PNI definiu critérios para o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. No Estado de São Paulo, já estão aptos a receber as doses da vacina pessoas acima de 18 anos com comorbidades comprovadas ou deficiências permanentes (BPC), grávidas e puérperas com comorbidades acima de 18 anos, e trabalhadores de diversos setores.

Pessoas acima de 50 anos sem comorbidades podem tentar se vacinar com a xepa, que é a disponibilidade de vacinas não utilizadas. Para isso, você deve procurar o posto de vacinação mais próximo da sua casa.