Câmara de Vereadores de Andradina realiza o programa Vereador Mirim 2022

divulgação -08/11/2022 08:04

Desde o mês de junho desse ano a Câmara de Vereadores de Andradina vem recebendo em suas dependências diversos visitantes não tão comuns para o seu dia-a-dia. Alunos dos 5º anos das escolas municipais participam do Programa da Cidadania Parlamento Estudantil – “Vereador Mirim”, uma iniciativa da atual mesa diretora da casa, sob a presidência do vereador Guto Marão (PP), apoiada por todos os vereadores e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“As pessoas precisam saber a importância, a função dos vereadores, a diferença entre poder legislativo e executivo, do Tribunal de Contas, tanto para cobrar o bom desempenho de cada um, mas também para escolher melhor, para fiscalizar o trabalho dos agentes políticos. E essa formação e conscientização deve-se começar mais cedo, já com nossas crianças e jovens. E a gente chama a câmara de “Caso do Povo”, mas o povo não tem o hábito de vir, participar, conhecer a câmara” – explica o presidente Guto Marão.

Ao ser procurada, a secretária municipal de Educação, Estela Cassiolato Goda, prontamente topou a parceria no projeto e alinhou-se que nessa primeira edição envolvem os 5º anos de cada escola.

Juntamente com a equipe de projetos da Secretaria, diretores, coordenadores e professores, foi construída a agenda de visitas monitoradas à Câmara de Vereadores. Esse monitoramento, que consiste na recepção, guia pelos espaços da câmara, visita aos gabinetes dos vereadores e palestras, é feito pela empresa contratada, a Incubadora Brasil.

As visitas monitoradas fazem parte da primeira etapa do programa. Na sequência, os alunos elaborarão pequenos projetos de leis, dos quais cinco serão selecionados pelas escolas e enviados à uma comissão. 

Dos projetos enviados, dois de cada escola da área urbana e um da área rural, serão novamente selecionados e os autores eleitos Vereadores Mirins. Esses tomarão posse em uma sessão na Câmara de Vereadores, apresentarão seus projetos e os aprovarão para envio ao Chefe do Poder Executivo.

“É um projeto de cidadania, de estímulo à participação em que nossas crianças têm a oportunidade de conhecer a organização política-administrativa da nossa cidade, e quem sabe dessa ação sairão futuros vereadores e vereadores, prefeitos e prefeitas, ou no mínimo serão eleitores mais conscientes” – concluiu Estela Goda.