comunica andradina -14/09/2022 12:06
A Secretária de Educação do Governo de Andradina agora conta
com o sistema de caderneta digital para Rede Municipal de Ensino. A implantação
da caderneta escolar on-line, uma ferramenta que permite ao professor fazer os
registros por meio de computadores, notebooks, tablets ou smartphones.
A inovação foi anunciada ao prefeito de Andradina, Mário
Celso Lopes em seu gabinete, pela Secretaria de educação Estela Goda, o subsecretário
Kleberson Santos e a coordenadora Laura Ribeiro. O diferencial andradinense é
que toda a tecnologia foi desenvolvida “dentro de casa”, pelo ex-diretor
digital, Marcelo Moreira de Almeida, que doou sua pesquisa para a Rede
Municipal de Ensino de Andradina. Para se ter acesso a uma tecnologia similar o
município teria que investir cerca de R$ 600 mil.
“É um sistema que eleva a Educação de Andradina em matéria
de tecnologia. A educação sempre foi a prioridade 1 de nossa gestão e está
melhor a cada dia”, disse Mário Celso.
Segundo Estela Goda,
o objetivo da Caderneta Digital é simplificar o lançamento de informações sobre
os discentes, turmas e atividades. “Nele os professores podem registrar as
notas e a frequência, além dos conteúdos trabalhados em sala de aula”, disse.
A caderneta também auxilia na relação ao planejamento já que
ela mostra a trajetória de atividades efetuadas pelos professores e serve para
prestar contas sobre o que ocorreu em sala de aula.
O sistema será instalado nas sete Escolas Municipais de
Ensino Fundamental (EMEF) e as doze Escolas Municipais de Ensino Infantil
(EMEI).
Segundo a Coordenadora Laura Ribeiro a implantação do
sistema vai diminuir o tempo de execução do trabalho do professor em preencher
manualmente as notas, faltas e trabalhos de mais de 5 mil alunos da rede
municipal.
O programa executa as ações de maneira semelhante à
caderneta de papel recebida pelos docentes no início do ano letivo, mas
facilita o trabalho dos professores, já que o programa reúne automaticamente
todos os dados inseridos.
"O professor tinha que dedicar muito tempo no processo
manual o que criou a necessidade de agilizar esse processo e o resultado é mais
tempo para os alunos”, explicou Estela Goda.
Com o novo sistema online também será possível:
O acompanhamento on-line por qualquer membro do corpo gestor; desburocratizar o processo de registros e arquivos de relevância legal; facilitar todo aspecto documental para os docentes e coordenação pedagógica.