Eleições motivam mais que religião: Opinião do jornalista Sérgio Nunes

sergio nunes -21/08/2020 11:36

As eleições são realmente um fenômeno. Algo capaz de despertar no ser humano uma força que o faz reagir instantaneamente à contrariedade. Estou convencido de que a política partidária é capaz de superar qualquer outra motivação humana. Um pleito eleitoral é centelha que reacende o espírito. Defendesse o eleitor, com o mesmo alumbramento, outros fatores que norteiam a vida e não haveria inércia da alma. Trabalho, família, amigos e até mesmo a religião são valores inexpressíveis ante o maquiavelismo de uma campanha. Nada se compara ao feitiço de uma eleição. Ela pode transformar em santo quem demonizou-se por quatro anos e pode demonizar quem santificou-se. Quem jurou jamais votaria é o primeiro a pegar a bandeira e quem se dizia enojado pode voltar ao próprio vômito. Pandemia, que pandemia? Tudo isso é armação política. Covid 19 nem imita o contágio da “urna 20”. É ou não é uma bruxa essa tal de eleição? Sextou! BOM DIA!

PARTIDÁRIOS

Há muito tempo no Brasil a ideologia partidária deixou de ser a influência para se filiar a esta ou aquela legenda. Aqui, bem pertinho de nós, a legenda partidária importa menos ainda. Não é o partido quem vai conduzir o município, mas a pessoa; por isso, muito mais que decidir pelo partido, o eleitor deve analisar o candidato e seus compromissos pessoais. Claro que não apenas o compromisso que ele diz que terá, mas o que ele sempre demonstrou ter.


Flávio e Amorim e Mauricio Carneiro lançaram pré-candidaturas e prefeito e vice respectivamente

FAKE NEWS

Venho de uma geração de jornalistas locais que jamais se esconderam em fake News. Nem mesmo pseudônimos usávamos ou usamos. Sempre buscamos transformações escrevendo e assinando. Antônio José do Carmo, Moisés Eustáquio, Antônio Crispim, Linda, Manoel Messias, a “velha guarda” da imprensa escrita, assim como este escriba, pagamos um preço por “dar a cara a tapa”, mas creio que tanto eu quanto os colegas “raiz”, diríamos, valeu a pena não ser falso. A nova geração do jornalismo, e considero assim os que vieram depois de nós, como Jean Oliveira, Hugo Leonardo, Márcia Canevari, Juliano, Bossolan, isso sem falar nos profissionais da mídia digital, do Rádio e da Televisão que podem garantir credibilidade ao leitor e ao ouvinte porque assinam o que escrevem e, assim o fazem, porque têm compromisso com a ética. Não aceite ser conduzido ou enganado por um Fake News. Denuncie!

PLANO DE GOVERNO

Conheci na última semana parte do plano de expansão para Andradina pretendido pelo pré-candidato Jamil Ono. Vinha imaginando se seria possível a alguém que já foi prefeito por oito anos e esteve no poder outros quatro ainda ter algo a apresentar. Confesso que me surpreendeu positivamente. Os projetos de Jamil para Andradina demonstram claramente porque ele conquistou a confiança de grande parte dos andradinenses e dão evidências de que poderá levar Andradina a ir mais longe.


OUTROS PROJETOS

É claro que só conheci os projetos de Jamil e não vi ainda os projetos dos demais candidatos, mas posso antecipar que aquilo que os opositores de Jamil têm apresentado como grande solução para crescimento de Andradina, respeitadas as proporções, se torna mais ou menos como o que um grão de areia significa para o mar.

IMPASSE

Há pelo menos duas questões que ainda precisam ser contornados pelo empresário Mário Celso em relação ao Termas. O “c” foi projetado há poucos metros de uma grande lagoa de tratamento de esgoto do município e isso se torna nada agradável aos olhos e, principalmente, às narinas. A outra é o matadouro que na última semana recebeu autorização dos órgãos competentes para retomar os abates. A expectativa é a de que o matadouro atenda criadores e donos de açougues de municípios vizinhos, desde Valparaíso até Itapura, sem falar nos municípios ligados pela Rodovia da Integração. O matadouro deverá funcionar como um minifrigorífico, com capacidade para abate de 250 animais por dia, gerando empregos e renda.


CAPACIDADE

Obviamente alguém com a visão e capacidade do empresário já deve ter pensado em saídas para resolver situações como as da lagoa de tratamento de esgoto e do matadouro. Uma outra questão pré-existente foi superada. Não havia possibilidade de acesso ao termas pela Rodovia Marechal Rondon. Para solucionar a questão, a Prefeitura desapropriou uma área anexa a do Termas e irá construir uma arena, local em que fará suas festas tradicionais, entre elas, a Expoan.


RECINTO

E para você que já deve estar perguntando, mas e o recinto da Expoan? Aquela área é de propriedade do Sindicato Rural, portanto, particular. Cada vez que a Prefeitura deseja fazer um show ou qualquer evento, tem que pagar o valor que, somado, em pouco tempo paga a área desapropriada próxima ao termas. Isso sem falar, que é uma forma de o município contribuir para o desenvolvimento e concretização do Acqualinda.


REUNINDO

Os prefeitáveis continuam articulando uniões com vistas às eleições municipais. Em Murutinga do Sul, Gilson e Neide [foto acima] devem seguir juntos, enquanto Negão Xavier pode ter a ex-vereadora Regina Jordão como vice, fato que deve dividir a família Oliveira, esta que, tradicionalmente, costumava caminhar junta em eleições passadas. Tenente Joaquim e o agricultor Sérgio Yamazaki devem também formar uma chapa. Cogita-se que o vereador Cristiano e o ex-vereador Éder Cestari, ambos pré-candidatos a prefeito, possam se unir para o pleito. Não se sabe ainda qual dos dois encabeçaria a chapa.

ANDRADINA

Nenhum dos prefeitáveis de Andradina apresentou nome para compor chapa como vice, o que deve ocorrer até a primeira quinzena de setembro. O sonho de consumo de muitos que sabem ser impossível bater Jamil nas urnas, é ver o empresário Mário Celso [foto abaixo] candidato e ser chamado para vice. Mário é visto como o único nome capaz de equilibrar o pleito na disputa com Jamil.


LUIZ MONZA [foto abaixo]

Embora os bastidores da campanha em Andradina apontem um embate entre Mario e Jamil, - mesmo sem Mário jamais ter dito uma palavra oficial sobre isso, fontes dignas de crédito indicam que o empresário Luiz Monza correria por fora neste pleito, já com grande estratégia pronta para conquistar a simpatia do eleitor.


MAIS ADEPTOS

Jamil deve disputar as eleições com apoio já confirmado de oito partidos locais. Outros dois partidos podem elevar este número para 10, já que o atual presidente da Câmara Geraldo Shiomi – PTB - e o vereador Silas Carlos - PDT – estariam se unindo a Jamil.

EDILEUZA

A atual vice-prefeita que foi convidada a deixar a chapa, parece estar mesmo decidida a disputar as eleições em Nova Independência. A mulher de postura forte e decidida, pode colocar um fim ao reinado do clã Joanini que se prepara para chegar a 20 anos no Poder Executivo.