Governo acompanha com cautela e preocupação eleições dos EUA

r7 -03/11/2020 16:18

O governo federal acompanha com cautela e preocupação as eleições dos Estados Unidos, onde milhões de americanos vão às urnas nesta terça-feira (3) para escolher entre Donald Trump (Republicano) e Joe Biden (Democrata).

A cautela do governo está na possibilidade de judicialização da disputa, isso porque Trump sinaliza que quer levar as eleições à Suprema Corte em caso de eventual derrota para Biden.

No entanto, assessores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) avaliam que, mesmo que o democrata vença o pleito, é possível construir uma relação pragmática entre Brasil-Estados Unidos, uma vez que os dois países têm interesses mútuos.

A preocupação maior, por sua vez, foi externada por uma pessoa próxima de Bolsonaro, que avalia que a visão de Biden sobre a questão ambiental brasileira e a ameaça de aplicar sanções podem representar um cenário “catastrófico”.

Bolsonaro quer reunir assessores no Palácio do Alvorada, em Brasília, durante a noite para acompanhar as apurações das eleições norte-americanas. Assessores da área internacional têm preparado briefings (coleta de informações) sobre a disputa dos EUA.