Lula promete medidas para controlar preços dos combustíveis

band/uol -02/03/2023 19:30

O presidente Lula afirma, em entrevista exclusiva ao jornalista Reinaldo Azevedo, da BandNews FM, que vai "abrasileirar o preço dos combustíveis". A declaração vem logo após a decisão de retomar a cobrança de impostos sobre a gasolina e o etanol.  

Na entrevista ao âncora do programa O É da Coisa, Lula revelou que, a partir de abril, vai tomar medidas para "controlar os preços" dos combustíveis. Ele destacou a importância da Petrobras para o País e avaliou que não há como o governo não intervir na estatal. Segundo Lula, a petroleira precisa servir aos interesses do povo. O presidente também chamou de "loucura" o volume de dividendos distribuídos aos investidores.  

Sobre a volta da cobrança de impostos sobre a gasolina e o etanol, o petista declarou que não houve vitória da ala econômica ou da política na decisão. Mas, ao mesmo tempo, ressaltou que a palavra final será sempre política.

Lula criticou a privatização da Eletrobras e destacou que "não é tudo que é público que não presta". Como exemplos, citou o SUS, ao mesmo tempo que lembrou do caso da "Americanas".

Na conversa, Lula ainda falou sobre a autonomia do Banco Central, as acusações contra o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a indicação de ministros do STF, a escolha do futuro procurador-geral da República, a relação com o Congresso e o papel do Brasil na discussão de paz entre Rússia e Ucrânia.