Mário Celso anuncia parte da equipe de governo e `super-secretarias`

HOJE MAIS -24/12/2020 16:39

O prefeito eleito de Andradina Mário Celso Lopes, anunciou o nome de oito pessoas que irão compor secretarias do governo que inicia em janeiro de 2021. A divulgação ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), véspera de Natal em sua residência ao lado do vice-prefeito Paulo Pereira Assis e da Primeira Dama Juçara Lopes. Os ocupantes de outras três secretarias só serão conhecidos no ano que vem.

Com o anuncio Mário Celso cumpre o compromisso feito durante campanha de redução no número de secretarias e cargos de assessoria. Das 23 secretarias criadas pelo ex-prefeito Jami Ono, apenas 11 vão permanecer e ainda vão sofrer severas transformações.     

O anúncio vem antes da semana que fecha o ano e deve marcar também o fim da formação da equipe de governo do novo prefeito que também cortou 70 cargos na assessoria.

As mudanças fazem parte de m pacote de reforma administrativa que será votado no início do ano pela Câmara Municipal. A ideia é que sejam criados novos modelos de secretarias abrangendo áreas coligadas e três “super secretarias” que serão a base administrativa do novo governo.

Mário Celso tem se dedicado a formação do governo desde que recebeu alta médica do Hospital Albert Einstein, onde ficou internado por 15 dias para tratamento de Covid 19. Ele chegou na sexta-feira semana passada e passou fazer a análise dos nomes e fechar a formação das secretarias. As Secretarias de Obras, Mobilidade Urbana e Habitação e a de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa devem ser as últimas a serem anunciadas. “Temos um plano de desenvolvimento global da cidade que passa pelo turismo e está intimamente ligada a secretaria de obras, que precisa passar por um processo de desburocratização, então a escolha de seus ocupantes tem que ser mais criteriosa”, afirmou Mário Celso.

Outra secretaria que ainda está sem ocupante é a Secretaria de Governo, Assuntos Parlamentares e Institucionais, que cuida das relações públicas e políticas do novo governo.

Mário seguiu uma postura de discrição e objetividade para a escolha dos membros que vão compor o seu governo. Principalmente no tripé de sustentação as “super secretarias” de Governo, Assuntos Parlamentares e Institucionais, Secretaria da Fazenda, Planejamento, Controladoria, Gestão Fiscal e Transparência e Secretaria de Administração, Segurança, Defesa Social e Gestão de Pessoas.

Andre Ricardo Lopes

 

Edgar Dourado

 

Estela Goda

 

João Leme

 

Leila Rodrigues

 

Sérgio Mateussi

 

Norival Nunes

 

Silvana Santos


Conheça os nomes e as novas secretarias já anunciados:

Na secretaria de da Fazenda, Planejamento, Controladoria, Gestão Fiscal e Transparência o nome escolhido foi o de Norival Nunes. Norival é Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas de Andradina (1966/1969); - Pós-graduado em Finanças, pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo (1972/1973), em Metodologia do Ensino Superior, FIRB em convênio com a Universidade de Brasília, 1974 e em Administração Pública pela FGV/DF (1982/1983). Norival tem vasta experiencia pública com atuações na prefeitura e câmara de Andradina, Murutinga do Sul, Mirandópolis, Castilho, Itapura, Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu, onde foi Diretor Presidente, Administrativo e Financeiro da Companhia de Desenvolvimento de Foz do Iguaçu – CODEFI. Ele também foi Controller do Bird (Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento, ligado ao Ministério do Trabalho em Brasília.

Na Secretaria de Administração, Segurança, Defesa Social e Gestão de Pessoas, estará o ex-vereador de três mandatos (2009-2020), Edgar Dourado de Matos. Com formação em Ciências Econômicas e Direito, Edgar também tem uma carreira de 28 anos como Fiscal de renda do Estado.

Na Secretaria Municipal de Educação estará a professora Estela Goda. Com formação em economia, Pedagogia e Pisicopedagogia, desde 1989 Estela ingressou na Rede Municipal de Educação onde cumpriu todos os cargos. Participou efetivamente nas criações dos conselhos de Educação e do Fundeb, e na formulação do Plano de Carreira do Magistério. Desde 2009 ela é presidente do Sindicato Municipal dos Servidores Públicos.

Na Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos estará o Advogado Sérgio Prado Mateussi.

Na Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Política Sobre Drogas estará Silvana Santos atuante em projetos socias no município em destaque ao Criando Asas.

Na Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura, produção e Agricultura Familiar, estará Leila Rodrigues. Leila tem formação em Administração de Empresas e Segurança no trabalho e é nascida e criada na Fazenda Primavera, onde a família ainda está fixada. Ela é produtora rural e pecuarista e também já atuou como coordenadora na extinta secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.

Na Secretaria Municipal de Saúde estará o médico cardiologista Dr. João Leme Blumer Neto, considerada a maior surpresa entre os anunciados. 

Na Secretaria de Cultura, Esporte Lazer e Juventude, estará premiado professor de Música do Conservatório Musical de Andradina André Ricardo Lopes. André é fundador de uma Associação Cultural que está unificando as ações em todas as vertentes culturais presentes na cidade.